Diretores da Anvisa receberam ameaças e ofensas após aprovação do uso de CoronaVac para crianças e adolescentes
23/01/2022 06:13 em DIVERSOS

 

Diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram ameaçados e ofendidos após aprovar o uso de CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Reportagem de O Globo neste sábado (22) revelou o conteúdo de algumas dessas mensagens. A Anvisa confirmou ao g1 o envio dos e-mails aos funcionários.

Segundo O Globo, as ameaças e as ofensas chegaram pelos e-mails institucionais dos funcionários já na tarde de quinta-feira (20), quando aconteceu a aprovação. Leia mais abaixo alguns trechos das mensagens enviadas aos diretores.

 

Em uma das mensagens encaminhadas à quinta diretoria, uma pessoa que se identifica como Nilza acusa os funcionários da agência de colocarem “vida inocentes numa grande roleta russa”. E diz que servidores da agência serão vítimas de uma "maldição": "(...) o preço a ser pago será terrível não quero estar na sua pele e oro a Deus em desfavor de todos que tem causado dor e sofrimentos ao seu próximo, lembre se o próximo pode ser dentro de sua família (sic.)"

Ainda segundo a reportagem, em outro e-mail em tom ameaçador, enviado às 14h de quinta-feira, o remetente acusa os servidores da agência de falta de “amor à pátria” e também diz que "o preço que o servidor vai pagar será altíssimo". “Com certeza não usará esse experimento nós filhos e netos de vcs" (sic.)”.

Segundo O Globo, em sua live semanal no dia 16 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro ameaçou divulgar os nomes dos técnicos que aprovaram a vacina contra Covid da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos.

 

"Não sei se são os diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou é o tal do corpo técnico, mas, seja qual for, você tem o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram aqui a vacina a partir dos cinco anos para o seu filho" disse Bolsonaro.

 

Desde então, técnicos e diretores da Anvisa têm sofrido ameaças e perseguições, por e-mails e nas redes sociais, por causa da atuação da agência na vacinação infantil. Ao todo, os funcionários da agência já receberam mais de 300 e-mails ameaçadores.

 

PF investiga ameaças

 

Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso. O inquérito foi aberto no dia 15 de dezembro, um dia antes de agência ter autorizado vacinação contra a Covid de crianças de 5 a 11, o que teria motivado a intensificação das ameaças.

Na época, a TV Globo apurou, que diretores da Anvisa tinham recebido por e-mail novas ameaças. Elas começaram a ser feitas a integrantes da agência desde novembro, mas se intensificaram após a reunião em que a entidade autorizou o uso de doses pediátricas da vacina da Pfizer em crianças

Na sexta-feira (21), o Ministério da Saúde anunciou que vai utilizar as doses da CoronaVac na imunização de crianças e adolescentes.

A decisão aconteceu um dia após o governo de São Paulo iniciar a vacinação de crianças com imunizante, o que mobilizou governadores de outros estados a pressionarem o Ministério da Saúde pela liberação imediata da vacina.

Leia abaixo outros trechos das mensagens enviadas ao diretores da Anvisa:

" Bom dia ! O que está acontecendo com vcs ?? Será que a ganância está falando mais alto que o bom senso e o amor a pátria ?? É uma vergonha ver vcs que não poupam nem os pequeninos da ganância louca e o interesse mercenários, como brasileira sinto vergonha de vc!! Com certeza não usará esse experimento nós filhos e netos de vcs ."

"Bim dia!! Com vergonha expresso minha indignação pela a Anvisa onde o aparelhamento e o ativista se tornou notório ,onde o profissionalismo e a ética deu lugar a ganância e a atitudes criminosas que de forma cruel e covarde estão colocando a vida inocentes numa grande roleta russa . Mais lembre se lá em cima Deus contempla a todos e quando Deus tocar nos seus trazendo dor e sofrimento lembre se essa maldição foi vc mesmo que trouxe para dentro da sua família ."

 

 

Fonte: G-1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!