Paulistas que moram na Ucrânia relatam apreensão e pedem ajuda para voltar ao Brasil; 'preparamos uma mochila só com o básico', diz designer
24/02/2022 14:53 em DIVERSOS

 

Paulistas que vivem na Ucrânia relataram nesta quinta-feira (24), apreensão com o ataque militar russo ao país. Alguns estão indo para abrigos militares e outros pedem ajuda para sair da Ucrânia.

Cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia, segundo a embaixada do Brasil em Kiev. Nesta quinta-feira (24), a Rússia invadiu a Ucrânia. Houve ataque militar em Kiev e outras cidades.

Em Kiev, capital da Ucrânia, o designer paulista Walter Lang gravou algumas imagens. Ele se casou com uma ucraniana e mora há 8 anos na cidade.

“A partir do momento que agora a gente tem o ataque realmente declarado das forças russas, vamos dizer, a coisa muda de figura, o tom... Tantos os ucranianos e quem vive aqui está apreensivo. Porque o conflito não está só na região onde estava, mas em todo o país, em todo o território”, afirma.

 

A entrevista ao SP1 foi a última coisa que Walter fez antes de ir para um abrigo militar.

“A gente preparou, eu e minha esposa, uma mochila de viagem. É bem o básico, só para emergência, cantil... Questões de bateria para celular, lanterna, chaves de casa, do apartamento e passaportes, né... O dela e o meu. O dela internacional e o meu”, conta.

Supermercados e bancos ficaram cheios em Kiev, com muita gente tentando estocar produtos de primeira necessidade. O jogador de futebol Renan Oliveira foi um dos que correu para fazer compras.

“Na volta passei no supermercado e estava muito cheio, demorei 40 minutos pra poder comprar coisas básicas.”

Outro paulista que vive na Ucrânia, Renan Oliveira, nascido de Santo André, joga futebol em Kiev há 3 anos. Junto com outros brasileiros, ele formou um grupo de mensagens no celular para manter as famílias atualizadas.

“Estou seguro, dentro de casa. Tenho seguindo as recomendações do pessoal do clube, disseram que era para ficar dentro de casa até segundas ordens.”

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores recomendou que os brasileiros que puderem, deixem a Ucrânia imediatamente. Mas quem está em Kiev vai encontrar mais dificuldades, de acordo com o governo ucraniano, principalmente por causa dos congestionamentos.

 

As imagens das filas de veículos tentando deixar Kiev chamaram a atenção do mundo todo.

Sites que monitoram os voos na internet mostram o "buraco" no espaço aéreo, bem em cima do território ucraniano. Nenhum voo passa por lá e outros estão sendo desviados.Alguns jogadores brasileiros que vivem na Ucrânia gravaram um vídeo pedindo ajuda ao governo brasileiro.

“Pedimos muito a ajuda de vocês, para compartilhar o vídeo. Queremos alcançar o máximo de pessoas para que esse vídeo possa ser compartilhado e chegar no Brasil e para que o governo possa nos ajudar nesse momento tão difícil.”

“As fronteiras estão fechadas, o espaço aéreo não está operando mais. Peço a ajuda de vocês, para chegar nas autoridades brasileiras e na embaixada da Ucrânia também.”

 

 

Fonte: G-1

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!