O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos.
O 1º turno das eleições de 2022, que vai definir o presidente da República, os governadores dos estados da federação, vai acontecer no dia 2 de outubro deste ano. Na mesma data, em turno único, serão eleitos os senadores, os deputados federais e os deputados estaduais, mas os eleitores devem ficar atentos ao prazo de regularização do título de eleitor para poderem votar.
Até o dia 4 de maio, todos os cidadãos que tiverem algum problema na justiça eleitoral, como multas por não terem votado nas últimas eleições ou transferência de local de votação, devem regularizar a situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para verificar se tem alguma pendência no seu título, o eleitor deve entrar no site do TSE.
O voto no Brasil é obrigatório e quem não comparecer no dia da eleição paga multa de aproximadamente R$ 3,50 por cada turno se não justificar a falta. O eleitor que estiver com o título cancelado pela ausência consecutiva em três eleições, além de pagar a multa, deverá requerer a revisão do cancelamento ou a transferência de domicílio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.
O Cartório Eleitoral da 161 ZE-Leopoldina está localizado à rua Padre Júlio nº 45 – Catedral com o telefone (32) 3441-5160.
Fontes: Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina , Tribunal Superior Eleitoral e Jornal Leopoldinense