Bicheiro Piruinha, de 93 anos, é preso acusado de ser mandante de execução
24/05/2022 15:03 em DIVERSOS

 

Preso em uma operação da Delegacia de Homicídios da Capital e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio, o contraventor José Caruzzo Escafura, o Piruinha, de 93 anos, teve apreendidos cerca de R$ 190 mil em espécie e até uma caixa de Viagra, medicamento utilizado para o tratamento para a disfunção erétil. As apreensões aconteceram na casa do bicheiro, na Abolição, na Zona Norte da cidade, no início da manhã desta terça-feira, dia 24.

De acordo com as investigações, Piruinha, e o policial militar Jeckson Lima Pereira, também preso na ação, são responsáveis pela morte de Natalino José do Nascimento Espíndola, o Neto. Ele era proprietário de uma loja de carros e sobrinho de Nésio Nascimento, presidente de honra da escola de samba Tradição. O policial é acusado de ser o executor do crime.

Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz da 3ª Vara Criminal da Capital, Alexandre Abrahão, e também têm como alvo a filha de Escafura, Monalliza Neves Escafura. Neto foi baleado e morto em em 23 de julho do ano passado, na Rua Nova Amorim, em frente ao número 744, às 8h15, em Vila Valqueire, na Zona Norte do Rio. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em endereços dos réus e outros considerados, pelos investigadores, importantes para esclarecer o caso.

Após vazamento de operação: Rogério Andrade desapareceu enquanto participava de campeonato de pesca na Costa Rica

Segundo a investigação, Neto levou Escafura e Monalizza a investirem dinheiro do jogo do bicho em "obras através dos contratos assumidos com construtoras; e tal operação, muito mais do que um investimento, foi uma operação de lavagem de capitais das atividades ilícitas da organização criminosa onde os verdadeiros operadores e donos do capital não aparecem, mas investem e lucram através de 'laranjas' que retornam imóveis e valores declaráveis".

Como o "investimento" não resultou em lucros, e como Neto era o garantidor frente a Piruinha, pai e filha se sentiram enganados, segundo os investigadores. Neto, entretanto, apresentava-se como lesado pelos dois e "continuou ostentando uma vida de prazeres e lucro em outros empreendimentos. Por isso, Piruinha e Monalizza decidiram 'retomar' uma cobertura negociada com Neto, fazendo com que este buscasse retomá-la enfrentando-os, selando assim seu destino", de acordo com nota da Polícia Civil.

De restaurante a instituto de beleza em Ipanema: conheça os endereços das buscas feitas na Operação Calígula

Em sua decisão, o juiz Alexandre Abrahão levou em conta os relatos das testemunhas do caso e escreveu : "Bastam estes argumentos para, em meu sentir e de forma concreta, dar como certo o risco à garantia da ordem pública, pois a forma como a ação foi executada prova que os envolvidos são pessoas altamente ousadas e aptas a reiterar ações semelhantes pelas vias públicas da cidade, sacrificando, inclusive, o que não seria novidade, as testemunhas".

Filho morto em 2017

Em 2017, o filho do bicheiro, Haylton Carlos Gomes Escafura, de 37 anos, foi morto a tiros no Hotel Transamérica, na Avenida Gastão Senges, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele estava acompanhado da soldado da Polícia Militar Franciene de Souza, que também foi morta. A agente era da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha.

Fonte: Jornal Extra

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!