Onça de pequeno porte caça jacaré maior que ela na frente dos filhotes no Pantanal em MT
12/06/2022 06:32 em DIVERSOS

 

Uma das menores onças fêmeas do Parque Nacional Encontro das Águas, em Porto Jofre, na divisa dos municípios de Poconé e Barão de Melgaço, foi flagrada caçando um jacaré maior do que ela para alimentar os filhos durante o pôr do sol no Pantanal Mato-grossense.

O registro foi feito pelo biólogo Gustavo Gaspari junto com outros três fotógrafos do Rio de Janeiro no final do ano passado e foram divulgadas nesta semana nas redes sociais.

Apesar de estar repleto de turistas no local, a onça mãe não se intimidou e atacou o jacaré. Após a briga, ela levou a carcaça para os filhotes se alimentarem.

Segundo Gustavo, ela é uma das menores onças fêmeas da região e foi batizada de 'Ague', sendo chamada de "pequena grande mãe".

 

 

"Ela é chamada assim porque é uma onça bem pequena para caçar os bichos que caça", explicou.

Segundo ele, Ague tem dois filhotes. Nesse dia, ele lembrou que todos que presenciaram a cena ficaram empolgados com o ataque e agilidade dela.

De acordo com Gustavo, a onça deve pesar entre 60 e 80 quilos. Segundo um monitoramento feito na região, ela foi vista pela primeira vez a partir de 2016.

 

No ano em que as queimadas foram intensas, em 2020, 'Ague' foi vista com uma pata queimada em processo de cicatrização. Conforme os registros mais recentes, ela está bem e saudável.

 

"Nesse dia estávamos procurando por algumas onças no Rio Piquiri, quando a gente estava voltando no final da tarde encontramos ela espreitando o jacaré até que ela atacou. A gente ficou uma hora assistindo à cena. Isso foi bem no pôr do sol, com ela chamando os filhotes. Tinha bastante turista também acompanhando e o pessoal ficou bem empolgado com a cena", contou.

 

 

Maior lar de onças no mundo

 

Considerado um dos maiores abrigos de onças-pintadas no mundo, o Parques Estadual Encontro das Águas está localizado entre os rios Cuiabá e Piquiri, em Porto Jofre, na divisa dos municípios de Poconé e Barão de Melgaço.

Combinado com o ecoturismo, os turistas podem passear de barco pelo bioma enquanto fazem o monitoramento das onças através de fotos e vídeos, assim como Gustavo e os fotógrafos.

 

O parque possui 108 mil hectares de extensão. Segundo os guias do local, entre os meses de julho e final de setembro é considerado o melhor período para observar as onças.

Durante a seca, os felinos ficam mais próximos das margens dos rios, em busca de água e de alimento, o que torna mais fácil de observá-los.

 

Fonte: G-1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!