Ministro da Saúde anuncia visita à Santa Casa de BH nesta sexta-feira
29/06/2022 14:15 em DIVERSOS

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em suas redes sociais que vai visitar, na próxima sexta-feira (1º), a Santa Casa de Belo Horizonte. A unidade, localizada na região hospitalar da capital mineira, foi evacuada na última segunda (27) depois que um incêndio atingiu a Ala 3 do 10º andar, onde funciona o Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Em uma publicação divulgada nesta quarta-feira (29), Queiroga prestou solidariedade ao hospital e às famílias das vítimas do incêndio. O ministro ainda afirmou que a pasta prestará toda a assistência necessária à unidade. 

"Aproveito para agradecer aos profissionais de saúde, do SAMU e aos Bombeiros que, mais uma vez, mostraram força e bravura no resgate dos pacientes atingidos. O momento é de tristeza, mas juntos superaremos essa tragédia", disse.

Óbitos

Dois pacientes que estavam internados no CTI da Santa Casa morreram após a transferência realizada durante o incêndio. O Corpo de Bombeiros, no entanto, enfatizou que as mortes não tiveram ligação direta com o incêndio, ou seja, não foram causadas por queimaduras ou inalação de fumaça. Outros 26 funcionários foram hospitalizados devido a inalação de fumaça. 

Ainda não há informações sobre o horário da visita do Ministro da Saúde à Santa Casa. 

O incêndio
O incêndio começou em um quarto do hospital, onde funciona o Centro de Terapia Intensiva (CTI), por volta das 20h, de segunda-feira (27). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a princípio, o fogo foi causado por um vazamento de oxigênio atrelado à pane de um equipamento. Houve uma pequena explosão, segundo relato de uma funcionária, e, em seguida, as chamas começaram a se alastrar. 

Houve pânico e correria no hospital. Devido à formulação do local, a fumaça se alastrou rapidamente e tomou um corredor da unidade. Janelas do prédio chegaram a ser quebradas por pessoas que estavam no local durante um momento de desespero. Pacientes foram levados para a rua em macas e cadeiras de rodas. 

Praticamente todo o hospital foi evacuado às pressas do prédio, incluindo muitas pessoas com dificuldade de locomoção. Por volta das 21h, os Bombeiros informaram que conseguiram controlar o incêndio.

Os pacientes de andares inferiores onde o incêndio ocorreu começaram a ser levados de volta aos quartos.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!