Articulações políticas entram na reta final e partidos têm até 5 de agosto para realizar convenções
20/07/2022 05:28 em DIVERSOS

 

As articulações para composição de chapas para concorrer às eleições de outubro entraram na reta final e os partidos agora precisam se apressar para definições.

Nesta quarta-feira (20) começa o período de realização das convenções partidárias, que podem ser realizadas até o dia 5 de agosto. É a hora dos partidos definirem os nomes que serão colocados em disputa e depois têm até o dia 15 de agosto para realizar o registro das candidaturas. 

Nesse intervalo podem ocorrer algumas mudanças, mas não podem ser estabelecidas alianças ou apresentados nomes que não foram previamente aprovados pela convenção partidária, salvo em algumas exceções previstas na legislação eleitoral.

Definições em Minas 

Em Minas Gerais, uma das convenções partidárias mais aguardadas é a do Partido Novo, que tem como candidato à reeleição o governador Romeu Zema, que ainda não tem chapa definida. O partido deve realizar sua convenção dia 23, próximo sábado 

Zema já indicou a intenção de fazer uma composição com outro partido para indicar seu candidato a vice, porém ainda não está claro quem será o escolhido. A vaga de senador na chapa também estava em aberto, mas na última sexta-feira (15) o governador indicou que o escolhido deve ser o deputado Marcelo Aro (PP).

O PSD, do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deve realizar a convenção no domingo, dia 24, na Assembleia Legislativa. O partido é o único que já definiu a chapa que irá disputar os cargos majoritários, faltando apenas indicar os suplentes ao cargo de senador, que devem ser apresentados na convenção.

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que tem o senador Carlos Viana como pré-candidato ao governo mineiro, tem convenção prevista para esta quarta-feira (20). Apesar da firmeza de Carlos Viana ao afirmar que é candidato, o partido ainda cogita abrir mão de encabeçar uma chapa à disputa estadual.

O PSDB, que tem o ex-deputado Marcus Pestana como deputado, deve realizar a convenção em 30 de julho. O partido compõe uma federação com o Cidadania. O jornalista Eduardo Costa, filiado ao partido, é um dos nomes cotados para ser vice do governador Romeu Zema, porém, para que isso ocorra, é necessária a aprovação da federação que inclui os tucanos.

O PSOL, da pré-candidata Luciene Figueiredo, o PSTU da pré-candidata Vanessa Portugal e o PCB, da pré-candidata Renata Regina, ainda não informaram as datas de suas convenções partidárias.

Possibilidades de alteração do candidato

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível substituir candidato que tiver o registro indeferido, cancelado ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro. A escolha do substituto deve ser feita na forma estabelecida no estatuto, em até dez dias contados do fato. 

Tanto nas eleições majoritárias quanto nas proporcionais, a substituição somente deve ser efetivada se o novo pedido for apresentado até vinte dias antes do pleito, exceto no caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser realizada após esse prazo.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!