Ciro Gomes escolhe Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, para vice
05/08/2022 13:53 em DIVERSOS

 

A vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos (PDT), será candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes para concorrer ao Palácio do Planalto. O anúncio foi feito em Brasília, nesta sexta-feira (5), último dia para as definições dos partidos. 

Ana Paula Matos tem 44 anos, é advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração. Servidora concursada da Petrobras, ela já foi diretora geral de Educação, chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do instituto de previdência municipal, secretária das Prefeituras-Bairro, secretária de Promoção Social e combate à pobreza e secretária de Governo de Salvador.

Nas eleições de 2020, Ana Paula foi eleita vice-prefeita de Salvador em chapa com Bruno Reis (DEM). Ciro havia anunciado na campanha que queria uma mulher como vice. A escolhida era a única negra entre as cotadas. A negociação de nomes chegou a envolver outros partidos, mas não avançou.

O candidato passou a receber críticas por não conseguir dialogar e construir alianças fora do PDT, mas rebateu com a analogia de que “os escravistas não vão ajudar os abolicionistas”.

Cinco nomes foram cotados para o cargo de vice, além de Ana Paula. Leila Barros, anunciada como candidata à governadora do Distrito Federal, a deputada estadual do Rio Grande do Sul Juliana Brizola, a ex-reitora da USP Suely Vilela, a delegada Marta Rocha e a vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão.

"Ana Paula, nascida em Salvador, tem atuação forte na área social e de combate à pobreza, compreendendo a importância da luta para acabar com a miséria no Brasil. Negra, tem lutado contra o racismo e defendido políticas afirmativas. Eleita, será a primeira mulher negra à ocupar o cargo no Brasil", divulgou a campanha de Ciro, em nota.

Fonte: R7

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!