Duas doses de psilocibina, princípio ativo dos chamados “cogumelos mágicos”, conseguem reduzir o consumo excessivo de álcool em cerca de 83% entre pessoas que têm dependência alcoólica, quando combinadas com a psicoterapia. É o que diz um novo estudo publicado na revista Jama Psychiatry.
O estudo duplo-cego investigou 93 pessoas (homens e mulheres) com dependência de álcool. Eles foram escolhidos aleatoriamente para tomar duas doses de psilocibina ou um placebo anti-histamínico. Todos participaram de até 12 sessões de psicoterapia (antes e depois do tratamento com drogas).
Segundo os pesquisadores, dentro de um período de oito meses desde o início do tratamento:
- Aqueles que receberam a droga psicodélica reduziram o consumo pesado em 83% em relação ao consumo antes do início do estudo
- Aqueles que receberam o anti-histamínico reduziram o consumo em 51%
- Quase metade (48%) dos que receberam psilocibina pararam de beber completamente em comparação com 24% do grupo placebo
“Nossas descobertas sugerem fortemente que a terapia com psilocibina é um meio promissor de tratar o transtorno por uso de álcool, uma doença complexa que se mostrou notoriamente difícil de gerenciar”, disse o autor sênior do estudo, o psiquiatra Michael P. Bogenschutz.
O autor sênior do estudo acredita que a droga pode ser útil no tratamento de outros vícios, como tabagismo, cocaína e opioides.
Fonte: G-1