11% das crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil, aponta pesquisa do Unicef
16/09/2022 06:14 em DIVERSOS

 

Pesquisa divulgada pelo Unicef nesta quinta-feira (15) aponta que 11% das crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos estão fora da escola no Brasil. Isso representa cerca de 2 milhões nessa faixa etária longe dos bancos escolares.

Nas classe A e B, o percentual é de 4% e, nas classes D e E, chega a 17% - ou seja, quatro vezes maior.

O levantamento “Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes” foi realizado pelo Ipec (ex-Ibope) a pedido do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e reflete o cenário da educação brasileira após mais de dois anos de pandemia.

 

11 em cada 100 crianças e adolescentes não estão frequentando a escola

 

A chefe de Educação do Unicef no Brasil, Mônica Dias Pinto, faz um alerta para a situação do ensino no país e defende mais investimentos na área para evitar a evasão escolar e garantir a recuperação da aprendizagem.

 

“O país está diante de uma crise urgente na educação. Há, pelo menos, 2 milhões de meninas e meninos fora da escola, somente na faixa etária de 11 e 19 anos. Se incluirmos as crianças de 4 a 10 anos, o número certamente é ainda maior. E a eles se somam outros milhões que estão na escola, sem aprender, em risco de evadir", afirma.

 

 

Motivos

 

 

Entre aqueles que evadiram, 48% dizem que o principal motivo para deixar a escola foi a necessidade de trabalhar fora. Em segundo lugar, 30% afirmaram que saíram por não conseguirem acompanhar as aulas.

 

Além disso, 21% dos alunos que frequentam a escola pensaram em desistir nos últimos três meses (em relação a agosto de 2022, quando a pesquisa foi realizada). Entre as razões citadas,

 

  • 50% dizem que não conseguem acompanhar as explicações ou atividades passadas pelos professores;
  • 38% sentem que a escola é desinteressante; e
  • 35% não se sentem acolhidos na sua escola.

 

Falta de transportedificuldade financeira e gravidez também aparecem em menor porcentagem.

 

 

Aulas presenciais animam estudantes

 

 

Apesar dos obstáculos, segundo a pesquisa, entre os que estão frequentando a escola, 84% dos alunos afirmaram estar interessados nos estudos, 71% se sentem animados 70% estão otimistas com o futuro.

A volta das atividades presenciais é parte da razão para um índice tão alto, mesmo com as dificuldades de readaptação à rotina de estudos.

Em comparação com o período pré-pandemia, 52% estão frequentando mais as aulas 46% estão participando das aulas por um tempo maior.

No entanto, o levantamento mostra que ainda há escolas fechadas, oferecendo apenas aulas remotas. Enquanto 92% dos estudantes dizem que a sua escola só tem aulas presenciais, ainda há 5% que afirmam ter aulas presenciais e remotas, e 3% que têm apenas aulas remotas.

 

“Não se pode mais aceitar que escolas continuem fechadas no Brasil em meados de 2022. É urgente tomar as medidas necessárias para que cada criança e adolescente possa estar presencialmente na escola, sem exceção”, afirma Mônica.

 

 

Sobre a pesquisa

 

 

A pesquisa “Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes”, foi realizada pelo Ipec a pedido do Unicef. O levantamento foi feito de 9 a 18 de agosto de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram ouvidos estudantes que estão na rede pública de ensino e também aqueles que não completaram o ensino médio e não estão mais frequentando a escola.

Ao todo, foram realizadas 1.100 entrevistas com meninas e meninos de 11 a 19 anos, organizadas de modo a ser representativas da população-alvo do estudo.

 

 

Fonte: G-1

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!