Em pronunciamento, Ciro critica voto útil e ataca Lula e Bolsonaro: 'suposto bem e suposto mal'
26/09/2022 13:20 em DIVERSOS

 

O candidato ao Palácio do Planalto pelo PDT, Ciro Gomes chamou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), principais adversários na corrida presidencial, de "políticos farsantes e demagogos que tentam ludibriar a fé popular com falsas promessas".

Os ataques foram feitos na manhã desta segunda-feira (26), durante lançamento de um manifesto à nação. Durante o discurso, o candidato ainda criticou o chamado "voto útil", defendido por Lula para que a eleição não seja levada para segundo turno.

O presidenciável disse que a polarização entre seus dois adversários reduziu o debate a um "choque vazio e oportunista entre suposto bem e suposto mal, enquanto produzem a campanha mais sem proposta e sem projetos da nossa história recente".

Ciro comparou os dois candidatos e disse que ambos possuem pontos de convergência em algum momento, apesar de representarem lados opostos na política (esquerda e direita).

"Hoje a máscara desta farsa cobre duas faces, que mesmo possuindo certos conteúdos e contornos diferentes, trazem a matriz histórica dos erros que há décadas atrasam o Brasil e escravidão do nosso povo. É essa matriz que unem Lula e Bolsonaro", disse. 

"Bolsonaro não existiria se não fosse a grave crise economica imoral dos governos petistas. E Lula não sobreviveria em sua ameaçadora decadencia se não fosse os dizatinos criminosos de Bolsonaro", completou. 

Ciro Gomes ainda enfatizou denúncias contra modelos econômicos e de governança que produziram, segundo ele, a atual situação do país polarizado, com violência excessiva e com pobreza. 

Por fim, diante das especulações em torno de sua candidatura, o pedetista reforçou o papel de seu nome na corrida presidencial deste ano e se reafirmou como candidato ao Palácio do Planalto.

"Por mais jogo sujo que pratiquem eles não me intimidarão. Não fugirei do verdadeiro embate democrático e não compactuarei com essa farsa. Minha candidatura está de pé para livrar o nosso país de um presente covarde e futuro amedontrador", garantiu. 

Terceiro lugar

Conforme as principais pesquisas eleitorais, Ciro Gomes aparece como terceiro colocado nas intenções de voto para a vaga no Palácio do Planalto. Levantamento recente coloca o pedetista com 7% das intenções de voto.

A proporção tem chamado atenção dos candidatos mais bem colocados, Lula e o atual presidente Bolsonaro, respectivamente, já que uma possível desistência, por exemplo, pode ser decisiva para a definição do pleito no primeiro turno.

No último fim de semana, durante mais um debate entre os presidenciáveis, Ciro foi alvo de críticas de apoiadores de Lula e de Bolsonaro. 

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!