Quando terminar, enxágue a área. Mas, lembre-se de fazer isso com um pano ou toalha bem torcido.
No caso de manchas de saliva e suor, as mais comuns em colchões e travesseiros, você pode usar um tira manchas de estofados ou um limpador enzimático.
Verifique antes de aplicar se o produto de limpeza é adequado para o material do estofamento do colchão. A OCU também recomenda uma pequena quantidade de detergente neutro dissolvido em um copo de água morna com algumas gotas de vinagre branco como opção.
Para remover manchas de sangue de um colchão, faça uma pasta grossa de bicarbonato de sódio usando o mínimo de água possível. Coloque o colchão de lado e aplique a pasta. Após cerca de 30 minutos, ele estará seco e você poderá escovar suavemente o colchão para remover quaisquer detritos.
Repita a operação até a mancha sair. Por fim, passe delicadamente uma esponja umedecida com água salgada. Um remédio rápido e eficaz para uma mancha recente é aplicar água oxigenada na mancha e absorvê-la com algodão ou gaze.
Quando terminar, umedeça um pano limpo com água para enxaguar suavemente a área, depois aplique bicarbonato de sódio, deixe-o descansar e remova com uma escova macia ou aspiração suave.
Que seja eterno enquanto dure
Para manchas de urina, você pode tomar previamente o cuidado de colocar um protetor para o colchão que seja impermeável, lavável e reutilizável.
Existem também protetores que não cobrem todo o colchão, mas, sim, uma área específica. Existem os de uso único e os reutilizáveis.
No caso dessas manchas, assim como as causadas por vômitos, é necessário agir o quanto antes. Os produtos químicos nestes tipos de fluidos podem danificar o colchão.
A recomendação é, após retirar o excesso de líquidos, dissolver um pouco de detergente ou espuma para estofados em água morna e adicionar algumas gotas de amônia.
Aplique a mistura no colchão com uma esponja ou pano. Em seguida, passe um pano umedecido em água limpa com algumas gotas de antisséptico como álcool ou água oxigenada e seque bem a área com um pano seco ou papel absorvente como papel toalha.
Em todos os casos, com qualquer mancha, não coloque o colchão na posição normal até que esteja seco.
O mesmo princípio se aplica ao colchão e ao amor: que seja eterno enquanto dure.
Os fabricantes costumam recomendar a troca a cada 8 ou 10 anos. Embora não seja uma ciência exata.
Mas se ele não te dá mais o conforto que você precisa, te incomoda todas as noites em vez de dar prazer e descanso, talvez seja hora de procurar outras opções.
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-63126452
Fonte: G-1