Mais de 156 milhões de brasileiros voltam às urnas hoje para eleger presidente e 12 governadores
30/10/2022 06:02 em DIVERSOS

 

O segundo turno das eleições presidenciais e dos governos de 12 estados acontece neste domingo (30). A votação começa às 8h no horário de Brasília e segue até as 17h. No total, 156.454.011 pessoas estão aptas a ir às urnas.

Além de escolherem quem vai governar o país pelos próximos quatro anos, os eleitores de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe votarão para decidir quem será governador até 2026.

Disputam a Presidência da República o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No primeiro turno, Lula foi o mais votado, com 57.259.504 votos (48,43%), e Bolsonaro recebeu 51.072.345 votos (43,20%).

Em Alagoas, concorrem Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil). No Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB). Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil). No Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL). No Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB).

Na Paraíba, os candidatos são João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB). Em Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB). No Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB). Em Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL).

Em Santa Catarina, disputam o segundo turno Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT). Em São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT). E, em Sergipe, Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD).

Horário de votação

O horário de votação nas eleições deste ano foi unificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, estados que estão em fusos diferentes do de Brasília devem se adequar ao horário da capital federal.

Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, a votação ocorre das 6h às 15h do horário local. Em 11 municípios do Amazonas que seguem o fuso do Acre a votação também começa às 6h e termina às 15h do horário local.

Já em Fernando de Noronha (PE), a votação vai das 9h às 18h do horário local. Eleitores que estiverem na fila para votar antes do encerramento do horário da eleição terão seu direito ao voto garantido.

Transporte gratuito

As capitais do país vão oferecer transporte público gratuito neste domingo. A medida atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que facultou a prefeituras e governos estaduais adotar a gratuidade dos modais de transporte no dia das eleições, de forma a garantir que os eleitores tenham condições de votar.

A autorização partiu do ministro Luís Roberto Barroso. Ele permitiu o serviço de graça sem que o poder público seja alvo de punições eleitorais ou por improbidade. Segundo ele, a medida se trata da garantia constitucional do direito de voto e, por isso, não pode haver nenhuma discriminação de posição política. O plenário virtual do STF referendou a decisão de Barroso.

Um dos objetivos da iniciativa é evitar a abstenção dos eleitores. No primeiro turno, 32.771.639 pessoas não compareceram às urnas, o que corresponde a 20,9% do eleitorado do país apto a votar neste ano.

Para votar, o eleitor só precisa apresentar um documento oficial de identificação com foto na seção eleitoral, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes com 16 e 17 anos.

Fonte: R7

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!