Pfizer diz que vacina Comirnaty bivalente funciona contra quatro subvariantes da Ômicron
DIVERSOS
Publicado em 19/11/2022

 

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (18), a biofarmacêutica americana Pfizer informou que a versão bivalente de sua vacina Comirnaty, criada em parceria com a alemã BioNTech, é capaz de gerar anticorpos contra quatro subvariantes da Ômicron (BA.5), incluindo a BQ.1.

A resposta imunológica contra não foi tão forte quanto a gerada pela variante original (BA.5), explicou a Pfizer, mas adultos com 55 anos ou mais teriam apresentado um aumento de quase nove vezes na resposta imunológica contra a BQ.1 um mês após receberem a vacina bivalente. Para efeito de comparação, duas doses do imunizante tradicional elevam em duas vezes a produção de anticorpos.

Esses dados são preliminares e ainda não foram examinados por especialistas independentes.

No Brasil, a Pfizer enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dois pedidos de registro de vacinas bivalentes: o primeiro foi submetido em 19 de agosto e o segundo, em 30 de setembro. Nos dois pedidos a fabricante pede que os imunizantes atualizados sejam aplicados como dose de reforço na população acima de 12 anos.

“Atualmente as vacinas se encontram em fase final de análise pelas áreas técnicas envolvidas. Após a análise, o pedido é encaminhado para avaliação da diretora responsável, que encaminha a proposição para deliberação da Diretoria Colegiada, considerando que se tratam de pedidos de uso emergencial”, disse a Anvisa em comunicado divulgado em seu site.

Fonte: Hoje em Dia

Comentários
Comentário enviado com sucesso!