Pilotos e comissários de voo decretam greve às vésperas das festas de fim de ano
16/12/2022 04:44 em DIVERSOS

 

Pilotos e comissários de voo aprovaram nesta quinta-feira (15) a deflagração de greve com início na próxima segunda-feira (19) nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, por tempo indeterminado. 

Em nota compartilhada pelo Sindicato dos Aeronautas, a paralisação é justificada pela “frustração das negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho”. A paralisação, segundo a nota, ocorrerá apenas por duas horas, então as decolagens iniciarão após às 8h. Apesar da greve, eles informam que “todos os voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo e vacinas não serão paralisados”. 

O sindicato reivindica recomposição das perdas inflacionárias, além de ganho real, tendo em vista os altos preços das passagens aéreas que têm gerado crescentes lucros para as empresas. Os trabalhadores também reivindicam melhorias nas condições de trabalho, com definição de folgas e proibição de alterações nas mesmas, além do cumprimento de limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos. 

Segundo o sindicato, as empresas não demonstraram disposição para atender reivindicações da categoria. Eles pontuam que apesar das empresas aéreas anunciarem bons resultados financeiros, elas continuam “intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas”. 

Por fim, a nota do sindicato pede “compreensão da sociedade e bom senso das companhias aéreas para evitar transtornos”. 

Fonte: Terra Brasil Notícias

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!