Conheça o General Tomás Miné Ribeiro Paiva, novo comandante geral do Exército
22/01/2023 06:06 em DIVERSOS

 

General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o comandante militar do Sudeste, assume agora o comando geral do Exército no lugar de Júlio Cesar de Arruda, que perdeu o posto, neste sábado (21), após ser demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O general ganhou maior visibilidade recentemente, nesta semana, com um forte discurso à tropa em defesa do resultado das eleições no país, o vídeo com as falas viralizou nas redes sociais dos brasileiros. 

Na publicação, ele afirmou que ser militar, entre outras atribuições, é "ser profissional, respeitar a hierarquia e a disciplina e ser coeso e íntegro”, independente de quem esteja no comando do país.

Quem é o general

General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, nascido em 29 de setembro de 1960, na cidade de São Paulo, está no Exército desde 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Estágio Básico e Avançado de Salto Livre, Precursor Paraquedista, Estágio de Comunicação Social e Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Foi nomeado Professor Honoris Causa da Academia de Guerra do Exército do Equador, tendo recebido o Distintivo de Comando e Estado-Maior daquele país. Foi palestrante de diversos estabelecimentos de ensino civis e militares, dentre os quais se destacam o Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores e o Colégio Interamericano de Defesa.

Durante sua vida militar, foi oficial subalterno e comandante de companhia de fuzileiros no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria, RS, no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro, RJ, e no 33° Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cascavel, PR. Foi instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, Subcomandante da Companhia de Precursores Paraquedista, Ajudante de Ordens do Presidente da República e Assessor Militar do Brasil junto ao Exército do Equador.

Participou de missões operacionais como Subcomandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 7° CONTBRAS, no Haiti e, como Oficial-General, foi Comandante da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, RJ, em 2012.

Comandou o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, DF, o Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, a 2a Subchefia do Comando de Operações Terrestres, em Brasília, DF e a 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas. Também comandou a Academia Militar das Agulhas Negras, a instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.

Também chefiou o Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, DF e comandou a 5ª Divisão de Exército, em Curitiba, PR.

Em 31 de julho de 2019 tornou-se general de Exército e passou a integrar o Alto Comando do Exército, órgão colegiado onde são examinados e equacionados os assuntos relativos à Política Militar Terrestre e as estratégias para sua consecução, as matérias de relevância, dependentes de decisão do Comandante do Exército, em particular as referentes ao preparo e emprego da Força, bem como a seleção dos candidatos ao ingresso e à promoção nos Quadros de Oficiais-Generais.

A primeira missão como General de Exército foi chefiar o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), no Rio de Janeiro, RJ. O DECEx é órgão de direção setorial responsável em promover a educação, a  cultura, a pesquisa e o desporto no Exército Brasileiro.

Tomás Miguel Ribeiro Paiva assumiu o Comando Militar do Sudeste do Exército em 2021, em uma solenidade em São Paulo, que teve a participação do então presidente Jair Bolsonaro. O general ocupava, na época, a chefia do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

O Comando Militar do Sudeste abrange 59 Organizações Militares, com o efetivo de 17.621 homens e mulheres.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!