Arrecadação atingiu novo recorde histórico ainda durante governo Bolsonaro e acumulado em 2022 foi o maior em duas décadas
24/01/2023 13:24 em DIVERSOS

 

A arrecadação de receitas da União somaram, ao longo do ano passado, R$ 2,21 trilhões  – um novo recorde na série histórica. O valor, anunciado pela Receita Federal na manhã desta terça-feira (24), é o maior valor acumulado ao ano desde 2000.

Segundo a Receita, o imposto de renda e a contribuição social foram o carro chefe da arrecadação de 2022. Sendo o crescimento real do imposto sobre a renda das pessoas jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 17,73% em relação ao ano anterior. Já o imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF) aumentou em 67,23%.

Em contrapartida, as isenções de impostos federais estabelecidas com a mudança de legislação no último ano (IPI e PIS/Cofins) interferiram de forma negativa nos resultados. Sem tais medidas, o crescimento administrado pela RFB, que foi de 6,64%, seria de 8,72% .

 

Houve assim uma redução linear de 35% nos valores arrecadados de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Ainda, R$ 25,8 bilhões deixaram de ser arrecadados com a isenção de PIS/Cofins sobre combustíveis.

Fonte: Terra Brasil Notícias

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!