Saúde registra 1ª suspeita de gripe aviária em humanos no Brasil
19/05/2023 12:47 em DIVERSOS

 

O Ministério da Saúde está monitorando o primeiro caso de suspeita de gripe aviária em humanos registrado no Brasil. Trata-se de um homem de 61 anos, morador de Vitória — capital do Espírito Santo.

 

Além da suspeita de gripe aviária em humanos, o Estado também foi o primeiro a registrar casos da doença em pássaros silvestres no Brasil. As contaminações ocorreram em três animais e foram confirmadas na segunda-feira 15. Esses espécimes foram encontrados no litoral, nas cidades de Marataízes e Vitória.

Como medida de prevenção, as autoridades estaduais sacrificaram 26 aves silvestres que tiveram contato com os pássaros contaminados. Entre os animais exterminados, atobás e trinta-réis, um biguá, uma coruja, um bem-te-vi, periquitos-rei e um papagaio-chauá.

 

O homem com a primeira suspeita de contaminação é funcionário do parque na capital, onde foi encontrada uma das aves que positivaram para a doença. Outros 32 trabalhadores do mesmo local também estão sendo monitorados por precaução.

Os trabalhadores tiveram amostras de sangue coletadas para a análise laboratorial. De acordo com a Agência Brasil, o material foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo. Depois do processo, elas serão encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz, referência para o Estado.

Revista Oeste

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!