Descubra 10 sinais do seu corpo que alerta sobre problemas renais
22/05/2023 04:02 em DIVERSOS

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com algum problema renal. Estudos ainda mostram que a previsão é que haja um aumento de 17% para os próximos anos. Os rins são dois órgãos de aproximadamente dez centímetros e em formato de grão de feijão, que estão localizados na região lombar, na parte posterior do abdômen, em ambos os lados da coluna vertebral.

Eles possuem diversas funções essenciais para o funcionamento do corpo humano, sendo a principal delas remover toxinas e o excesso de água do organismo. No entanto, muitas vezes, acabam sendo deixados de lado e não recebendo a prevenção necessária. Por isso, os problemas renais tendem a ser descobertos em fases já avançadas, reduzindo as possibilidades de tratamento.

A Doença Renal Crônica, por exemplo, é uma lesão que se caracteriza por ser progressiva e irreversível, podendo evoluir para terapia renal substitutiva: hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante. E dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) mostram que o número de pessoas que sofrem com esse problema é crescente e que mais de 140 já fazem diálise no Brasil. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e tabagismo são alguns dos fatores que aumentam os riscos dessa condição.

 

Creatinina

Medir as taxas dessa substância é uma das formas de avaliar como está a função renal de um paciente. Isso porque ela consiste em um composto originado da creatina que é filtrado e eliminado pelos rins. Sendo assim, pessoas com problemas nesse órgão apresentam níveis elevados de creatinina. “O paciente deve realizar anualmente o exame de creatinina, caso tenha comorbidades como hipertensão e diabetes, esse exame deve ser repetido com mais frequência”, diz Bruno Graçaplena, nefrologista e responsável técnico pela DaVita Monte Serrat.

 

Sinais do corpo

Quando falamos sobre problemas renais, é importante ter em mente que, quando em fase inicial, nem sempre eles geram sintomas. Então, o ideal é ter uma atenção redobrada e, ao perceber qualquer alteração, buscar um médico. O nefrologista Bruno Graçaplena, listou dez desconfortos que podem indicar a presença de complicações nos rins:

  • Hipertensão de início recente ou súbito;
  • Alterações do fluxo urinário;
  • Inchaço nos membros inferiores e no rosto;
  • Mudança na cor e no cheiro da urina;
  • Insônia;
  • Presença de espuma na urina;
  • Falta de apetite;
  • Sabor metálico na boca;
  • Fadiga;
  • Pressão na barriga no ato de urinar.

 

Prevenção

 

Além de beber bastante água (é claro), para manter os rins sempre saudáveis e os níveis normais de creatinina, é fundamental diminuir o consumo de sal, cuidar do peso, praticar exercícios físicos, evitar medicamentos sem prescrição médica e monitorar a pressão arterial.

Fonte: Portal Macajuba Acontece

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!