Bandeira continua verde na conta de luz em junho, informa Aneel
29/05/2023 14:48 em DIVERSOS

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na última sexta-feira (26) que a bandeira tarifária para o mês de junho continua verde, sem cobrança extra na conta de luz. 

Segundo a Aneel, condições favoráveis de geração de energia ajudam na manutenção da bandeira para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) – a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro.

Com essa decisão, os consumidores não estão pagando adicional pelo custo da energia elétrica desde abril de 2022.

“A Aneel atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui disponíveis, considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023”, afirmou a agência.

A bandeira verde, válida para todos os consumidores do SIN, reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas.

Cenário favorável
A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!