Cármen Lúcia acompanha relator, e TSE tem maioria para tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos
30/06/2023 13:21 em DIVERSOS

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta sexta-feira (30) a quarta sessão para julgar a ação que pode levar à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro por oito anos. A sessão começou às 12h20. 

O tribunal julga a conduta do ex-presidente durante reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.

O TSE já formou maioria para condenar Bolsonaro por abuso de poder e deixar o ex-presidente inelegível por 8 anos. O placar está 4 a 1. Votaram pela condenação: Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia

O único voto contra até agora foi o de Raul Araújo; faltam os votos de Nunes Marques e Alexandre de Moraes. 

A sessão é retomada com o voto da ministra Cármen Lúcia. Em seguida, a votação prosseguirá para tomada dos últimos votos, que serão proferidos por Nunes Marques e Alexandre de Moraes. O plenário é composto por sete ministros. 

Braga Netto

O TSE formou maioria pela absolvição de Braga Netto, candidato à vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022. Todos os ministros que já se manifestaram entenderam que ele não teve relação com a reunião. O nome dele foi incluído no processo pelo PDT. 

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!