Milhares de conchas aparecem na praia de Copacabana: ‘Não levem para casa’, pede especialista FONTE: terrabrasilnoticias.com
01/07/2023 05:21 em DIVERSOS

 

Banhistas da Praia de Copacabana foram surpreendidos com uma situação atípica no local: milhares de conchas apareceram na areia no fim da tarde desta quarta-feira (28). Elas ficaram concentradas em um trecho de aproximadamente 20 metros.

A praia, que não costuma ter conchas, logo atraiu curiosos que queriam "ver com seus próprios olhos" o novo cenário. Entre as conchas de diversos formatos e tamanhos, havia também alguns pedaços de cerâmica e outros objetos que estavam no mar.

“Viemos atrás aqui de um mistério, uma lenda urbana. Disseram que apareceram milhares de conchas, viemos ver se é verdade”, brincou o diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes.

Logo o tema virou objeto de pesquisa. Segundo o Ricardo Gomes, uma possível explicação para o aparecimento de tantas conchas seria a força das três últimas ressacas que o mar enfrentou. Com ondas tão altas, houve até quem surfasse em Copacabana.

No entanto, ele alerta para que a população não faça uma coisa que é muito comum: catar conchinhas.

“A preocupação é que muitas pessoas estão levando sacolas de conchas para casa e esquecem que essas conchas fazem parte do ecossistema marinho. Elas formam casas para diversos animais e protegem a linha da costa contra a erosão, além de serem importantes para o ciclo de vida marinha. Se você ama o mar, não leva essa concha para casa, deixa ela ali na praia”, disse o especialista.

Créditos: G1.

 

FONTE: terrabrasilnoticias.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!