Cratera que 'engoliu' carro: oito bairros ficam sem água por causa de rompimento de tubulação em Pernambuco
DIVERSOS
Publicado em 04/07/2023

 

Uma tubulação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) rompeu no local onde uma cratera "engoliu" um carro na Avenida Recife, na Zona Sul da cidade. Por causa disso, a empresa suspendeu o abastecimento de oito bairros da capital para fazer o conserto do sistema.

A Compesa disse que, no local da cratera, o asfalto cedeu por causa de problemas na rede de drenagem e que, por isso, acionou técnicos da prefeitura do Recife para descobrir o que motivou o estouramento da tubulação.

 

Na noite desta segunda-feira (3), a Compesa informou que concluiu os serviços de reparo numa tubulação de 100 mm e que o abastecimento nas áreas afetadas será retomado na manhã da terça (4).

g1 perguntou à Compesa quantos moradores foram afetados, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

O buraco se abriu por volta das 9h15 desta segunda, quando o asfalto cedeu, formando uma cratera nas proximidades do cruzamento da Avenida Recife com a Rua Capitão Jacinto da Cruz. Um carro de aplicativo caiu e só foi retirado depois das 12h. Não houve feridos.

Procurada pelo g1, a Compesa disse que foi acionada para conter o vazamento às 6h50 e que a equipe estava se deslocando até o local quando houve o rompimento da tubulação.

A Compesa informou ainda que:

 

  • Assim que foi informada, acionou os comandos para o fechamento dos registros para a contenção do fluxo da água, "a primeira ação antes do início dos serviços de reparo";
  • A equipe foi encaminhada ao local para identificar o diâmetro da tubulação rompida, o tipo de material e equipamentos necessários;
  • Após concluir os reparos na tubulação, será feito o reaterro e, em seguida, o conserto da calçada;
  • Por se tratar de uma área onde o asfalto cedeu em decorrência de problemas na rede de drenagem, está acionando os técnicos da prefeitura do Recife para identificar a causa do ocorrido.

Ao g1, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informou que o buraco foi ocasionado pelo rompimento de um cano de abastecimento da Compesa, que danificou as placas de concreto da via, provocando o abatimento da pista.

Ainda de acordo com a Emlurb:

 

  • A Compesa registrou 2.215 solicitações à autarquia municipal para realizar reparos ou consertos em pavimentação na cidade, número que corresponde a 94,7% do total de notificações em aberto;
  • O restante das solicitações foi feito por concessionárias de gás e empresas de privadas, incluindo telefonia;
  • A Compesa foi notificada por diversas ocorrências e recebeu aplicação de multa por irregularidades como ausência de anuência (755 processos), falta de sinalização (162 casos), remoção de entulho (3) e recomposição desconforme (286);
  • As 1.648 ocorrências registradas resultaram na aplicação de R$ 60.924.394,19 em multas.

 

 

g1 procurou novamente a Compesa, que afirmou que:

 

  • Durante o diagnóstico realizado no local, observou que as placas da via, próximo ao local que cedeu, apresentavam fissuras e o volume intenso de chuvas pode ter ocasionado a ruptura;
  • Técnicos da companhia disseram que dificilmente um vazamento em uma tubulação de 100 mm provocaria o estrago verificado no asfalto desse trecho;
  • Na área, passam as tubulações da rede de drenagem, o que pode ter contribuído para o desgaste;
  • Na área das placas de concreto, onde não foi identificado vazamento, os trabalhos prosseguirão pela prefeitura;
  • Antes da manhã desta segunda (3), não havia registro em seus canais de atendimento sobre a ocorrência de vazamentos na Avenida Recife e o acidente ocorreu antes da chegada da equipe.

 

Fonte: G-1

Comentários
Comentário enviado com sucesso!