Neste domingo (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar uma infiltração na região do quadril. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, Lula está se preparando para uma cirurgia no segundo semestre para tratar uma artrose no fêmur.
Os médicos afirmam que o tratamento eficaz para a artrose é cirúrgico, onde é realizada a substituição do osso por uma prótese. A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, o que causa atrito ósseo e, consequentemente, inflamação crônica.
Lula tem enfrentado dores na perna e atualmente faz uso de injeções diárias, mas ele próprio já declarou que não têm sido suficientes para aliviar o desconforto. No início deste mês, o presidente teve que cancelar sua participação no Arraiá do PT devido ao incômodo, e no evento deste domingo em São Bernardo do Campo, ele estava mancando.
Segundo a assessoria, a cirurgia é uma “operação programada, sem urgência imediata”, e Lula ainda deve marcar a data para o procedimento.
Há alguns meses, o líder do país vinha reclamando de dores na parte superior do fêmur e, em março, iniciou um tratamento para enfrentar essa condição. Após ser liberado do hospital, o presidente de 77 anos participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.
Fonte: Gazeta Brasil