O deputado estadual Raul Belém (Cidadania) apresentou nesta terça-feira (28) pedido para que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) emita uma nota de repúdio contra a campanha promovida pela For Animals no Brasil (MFA Brasil) contra o consumo de leite de vaca. A peça é estrelada pelo ator Márcio Garcia.
O parlamentar aponta que Minas Gerais lidera a produção de leite no Brasil, com 9,4 bilhões de litros ao ano, o que representa 26% da produção do país. Além disso, segundo Belém, ao redor do mundo 400 milhões de pessoas obtêm sustento da indústria de lácteos.
“A pecuária e a indústria de laticínios também têm importância vital para a alimentação e saúde da população em geral. Os lácteos são a principal fonte de cálcio na dieta humana, além de apresentarem muitas proteínas e minerais. Esses produtos contribuem para a prevenção de doenças do coração, diabetes e ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue. Por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de três porções de lácteos por dia”, escreveu o deputado.
O requerimento apresentado por Raul Belém precisa ser aprovado pelo plenário da ALMG. Caso isso ocorra, a manifestação de repúdio será enviada para a sede da Mercy For Animals em São Paulo e para o email da empresa que agencia a carreira de Márcio Garcia.
Na campanha publicitária, o ator questiona a ingestão de leite por humanos na vida adulta e diz que o hábito “fomenta uma indústria que causa extrema dor”. "Na indústria as vacas são inseminadas de forma forçada ao longo de suas vidas e tem uma gravidez atrás da outra para garantir uma alta produção de leite. Elas passam meses gerando seus bebês mas, minutos após o nascimento, são separadas à força de suas crias", diz Márcio Garcia.
Em outro trecho, ele pergunta: "Será que vale a pena tanta dor e sofrimento por um copo de leite de vaca?". A campanha busca estimular a população a ficar uma semana sem beber leite.
Fonte: Rádio Itatiaia