Hospital de campanha será instalado em Roca Sales (RS) para atender vítimas das enchentes
DIVERSOS
Publicado em 09/09/2023

 

O município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, receberá um hospital de campanha para atender as vítimas das enchentes que atingiram a região na última semana. A instalação do hospital será possível por meio do apoio da Força Nacional do SUS, do Ministério da Saúde e do Grupo Hospitalar Conceição.

Segundo o diretor do GHC, Gilberto Barichello, equipamentos devem ser despachados de Brasília ainda nesta sexta-feira (8) e a montagem da estrutura deve ocorrer durante este sábado (9). Equipamentos clínicos do Hospital Conceição também serão utilizados. A expectativa é que o serviço comece a ser oferecido já neste final de semana.

O local deve oferecer atendimento hospitalar e pré-hospitalar para Roca Sales e toda a região afetada pela chuva no Vale do Taquari. Barichello não chegou a detalhar a capacidade exata, mas garante que a estrutura dará conta da demanda regional.

A instalação do hospital será possível, segundo o gestor, por conta do apoio da Força Nacional do SUS junto ao Grupo Hospitalar Conceição, após uma solicitação dos prefeitos da região, através da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). São 18 profissionais da Força Nacional que já atuam na região atualmente, mais cinco farmacêuticos que viajam nesta sexta para Roca Sales.

Também foram enviados kits de medicamentos e materiais para postos de saúde, com 32 tipos de remédios e 16 insumos em cada kit. Os itens são suficientes para atender até 500 pessoas desabrigadas e desalojadas por um período de três meses, segundo estimativa.

O Ministério da Saúde também enviou 10 kits de medicamentos e insumos de assistência farmacêutica para auxílio à população da região. Esses medicamentos podem atender até 15 mil pessoas, por um período de três meses.

 

A ação é uma resposta do governo federal às enchentes que atingiram o Vale do Taquari na última semana. As chuvas provocaram inundações, deslizamentos de terra e danos materiais em diversos municípios da região.

Fonte: Gazeta Brasil

Comentários
Comentário enviado com sucesso!