Cidade do Alto Jequitinhonha tem 30 casos da bactéria, entre crianças e adultos
MINAS
Publicado em 27/10/2023

Prefeitura suspendeu aulas para desinfecção de escolas; em São João del-Rei três mortes são investigadas

Os 30 casos de crianças e adultos sintomáticos da doença causada pela bactéria Streptococcus foram o que motivou a cidade de Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha, a suspender as aulas nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de outubro). Segundo a Secretaria de Saúde do município, todos os pacientes – a maioria crianças menores de 6 anos – estão medicados com antibiótico e não precisaram de internação. Dos 30 casos, três são pacientes adultos, entre pais e professores.

A alta dos casos acendeu um alerta na prefeitura, que está desinfetando quadras, salas de aula, móveis e objetos das escolas municipais, com a esperança de que a medida faça cair o número de crianças doentes. O mesmo está sendo feito em São João del-Rei e em mais cinco cidades do Campo das Vertentes, a mais de 540 km de distância de Felício dos Santos. Isso, mesmo que o Governo de Minas tenha afirmado que a desinfecção é inútil. Em São João del-Rei, três mortes de crianças, uma de 3 e duas de 10 anos, são investigadas por suspeita de infecção pela bactéria.

Felício dos Santos não dispõe de testes para detectar a bactéria, logo, o diagnóstico dos pacientes está sendo feito por análise clínica. Crianças e adultos que apresentam dor de garganta, vômitos, febre e caroços na pele indicam a infecção. Até essa quinta-feira (26), eram 27 casos, mas outros três chegaram até a rede assistencial somente na manhã desta sexta (27).

Para o tratamento da doença na cidade, os médicos estão recomendando o antibiótico Benzetacil. Segundo a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Felício dos Santos, Débora Moura Guimarães, o medicamento é dispensado na farmácia da rede assistencial imediatamente após o diagnóstico. “É imediato. Ninguém fica sem o antibiótico”, afirma.

Desinfecção já foi feita no meio de outubro, mas casos aumentaram

Segundo Guimarães, os casos de escarlatina, como é chamada a doença causada pela bactéria Streptococcus, começaram na cidade no início de outubro. Antes do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, a pasta precisou se reunir para avaliar o enfrentamento à doença na cidade, e uma desinfecção foi feita durante o recesso escolar de 12 de outubro. Mesmo assim, no retorno, os casos aumentaram rapidamente. De acordo com Guimarães, foram mais de 20 casos em 15 dias.

O que é escarlatina?

O médico Adryan Souza, da rede assistencial de Felício dos Santos, explica que a doença é causada pela bactéria Streptococcus e mais comum em crianças de 5 a 11 anos de idade. “A escarlatina se manifesta por infecção de garganta, manchas vermelhas no corpo, principalmente no tronco, febre alta e dor no corpo. Mas nem todas as crianças têm todos os sintomas. Vômitos e calafrios também podem indicar infecção”, explica.

Foto: Reprodução

Fonte: O Tempo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!