O pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encabeçado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), já alcança mais de 100 assinaturas. Dos parlamentares que assinaram a lista, nove são mineiros.
O documento, que deve ser protocolado até terça-feira (20/2), se baseia em trecho do Artigo 5 da Lei nº 1.079/1950 que caracteriza como de responsabilidade contra a existência política da União “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
A motivação para o pedido é uma fala do petista, que afirmou que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza configuram um genocídio, fazendo um paralelo com o extermínio de judeus promovido pelo ditador Adolf Hitler no século passado.
Veja os mineiros que a assinaram o pedido:
- Domingos Sávio (PL)
- Dr. Frederico (PRD)
- Eros Biondini (PL)
- Junio Amaral (PL)
- Lincoln Portela (PL)
- Marcelo Álvaro Antônio (PL)
- Mauricio do Vôlei (PL)
- Nikolas Ferreira (PL)
- Zé Vitor (PL)
Também assinaram a lista o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho ‘03’ do ex-presidente Jair Bolsonaro, e os ex-ministros Mário Frias (PL-SP) e Ricardo Salles (PL-SP). A maioria dos nomes são de parlamentares do PL, sigla do ex-presidente.
Fonte: Estado de Minas