Projeção da Climatempo é de que uma massa de ar quente e seco provoque dias escaldantes em várias regiões do Brasil
O fim do verão deve ser marcado por nova onda de calor em várias regiões do Brasil. De acordo com as previsões da Climatempo, a expectativa é de que os termômetros se elevem na próxima semana, dando início a uma sequência de “dias escaldantes”. O calor será mais forte principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Minas, o Triângulo Mineiro deve ser a parte afetada do Estado.
As temperaturas devem seguir altas até, pelo menos, o dia 15 de março. Conforme a agência de previsão do tempo, o ar quente que chegará ao Brasil, ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do calor sobre a região.
O que define uma onda de calor?
De acordo com a Climatempo, embora a literatura não seja uniforme em relação à definição, a Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos.
Transição para o outono
Março marca o equinócio de outono no hemisfério sul, que representa a transição do verão para o outono. De acordo com a Climatempo, durante essa época, a inclinação do eixo da Terra em relação ao sol faz com que os raios solares incidam mais diretamente sobre a linha do Equador, resultando em dias mais curtos e no início de temperaturas mais amenas.
Foto: PxHere/Reprodução - IMAGEM ILUSTRATIVA
Fonte: O Tempo