O frio em Belo Horizonte não deve durar por muito tempo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após os últimos dias frios, o bloqueio atmosférico estabeleceu mais uma vez no país e pode provocar temperaturas elevadas.
‘O Inmet não descarta uma nova Onda de calor em Minas Gerais a partir da próxima segunda-feira (2)’, afirma a meteorologista do instituto, Anete Fernandes.
A condição se deve pela influência do fenômeno El Niño, responsável por bloqueios atmosféricos que causam temperaturas elevadas. Em certo período, nos últimos dias, o El Niño se estabeleceu e, por isso, várias regiões registraram frio.
‘Hoje (29) ele estabeleceu de novo um bloqueio atmosférico. Então a tendência é a elevação de temperaturas nos próximos dias em todo o estado’, explica Fernandes.
A pergunta de muitos belo-horizontinos ainda não tem resposta. BH está há exatos 133 dias sem chuva. A última vez que choveu na capital foi no dia 18 de abril, ainda no outono.
Segundo a meteorologista, o tempo seco começou antes do esperado e está mais prolongado neste ano.
‘Esse ano está atípico porque a estação seca começou mais cedo. Normalmente começa em maio porém com umidade, e a partir de junho fica sem chuva. Porém esse ano as chuvas pararam em abril’, afirma Fernandes.
Fonte: Rádio Itatiaia