Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) vão disputar o 2º turno para saber quem será o prefeito de Belo Horizonte a partir de 1º de janeiro de 2025. Engler ficou em primeiro, com 34,38% dos votos. O atual prefeito foi escolhido por 26,54% dos eleitores da capital. Os eleitores da capital voltam às urnas em 27 de outubro.
Dez candidatos estavam no páreo na metrópole. Três apareciam tecnicamente empatados na reta final, segundo as últimas pesquisas. Mauro Tramonte (Republicanos) chegou a liderar alguns levantamentos, mas despencou na última semana. O apresentador de TV acabou a disputa em terceiro, com 15,22% dos votos.
Bruno Engler teve 435.853 votos. Ele é o deputado estadual mais votado da história em Minas (em 2022, com 637.412 votos). Tem 27 anos e nasceu em Curitiba (PR). Está desde 2018 na Assembleia Legislativa, onde é autor de seis leis, incluindo a remoção de tomadas em presídios e o congelamento do IPVA.
Com um tom conservador, cresceu nas pesquisas na reta final da campanha, quando teve o deputado federal Nikolas Ferreira e o senador Cleitinho, do mesmo partido, como cabos eleitorais e presenças frequentes em agendas pela capital.
Já o atual prefeito de BH, Fuad Noman teve 336.442 votos. Ele tem 77 anos e nasceu em Belo Horizonte. É economista, pós-graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária e foi funcionário de carreira do Banco Central do Brasil.
Atuou em vários cargos no serviço público, incluindo diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Na última eleição municipal, compôs a chapa com Alexandre Kalil, que deixou o cargo em 2022 para disputar o governo de Minas.
Fonte: Jornal Hoje em Dia