Com 18 anos, vereador mais novo eleito em MG ainda vai fazer o Enem: ‘Trazer os jovens para a política'
MINAS
Publicado em 28/10/2024

 

Além do incentivo do primo, o gosto pela política tem relação também com a avó, primeira vereadora mulher do município: "Falei que ele é muito criança [para disputar as eleições]. Mas ele disse que iria se candidatar e perguntou se eu não votaria nele. Falei ‘Voto, meu filho, eu saio daqui e vou lá votar pra você”, disse dona Tita, de 84 anos.

Segundo o vereador eleito, ao mesmo tempo em que a avó e outras pessoas o consideram muito jovem para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, outras apontam a pouca idade justamente como diferencial.“Outras pessoas falaram que tinha que entrar pessoas novas, com vontade de fazer as coisas para o município. Sempre gostei de estar com o povo e ajudar as pessoas e estando lá dentro [da Câmara] posso contribuir mais para a população”.

 

Na escola, o aluno do 3º ano do ensino médio também demostra gosto pela vida pública, ocupando o cargo de representante de turma e integrando o colegiado da Escola Estadual Doutor Antônio Batista do Nascimento.

Em 2022, como participante da instituição no Parlamento Jovem, representou o município na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

“Foi um momento de alegria e gratidão por estar representando os alunos da escola e a minha cidade de Piedade do Rio Grande. Foram três dias de muito aprendizado e entretenimento com os colegas de outras cidades”, recordou-se Iago.

 

Em 2024, Iago planeja também estar na universidade, onde pretende cursar direito ou administração. Para isso, se prepara para fazer uma boa prova do Enem, no mês de novembro.

 

Para ele, o conhecimento de vida acadêmica vai ajudá-lo a se sobressair no Legislativo: “Com certeza, tendo uma formação, ajuda muito a conhecer e entender mais sobre os assuntos, para fazer o certo e debater com os parceiros de Câmara”, avalia.

 

 

“O objetivo é estar junto com a população, fiscalizar o Executivo, honrar os 175 votos que eu tive, e me dedicar o máximo que eu posso. Minha campanha não foi baseada em promessas. Em todas as casas que eu chegava sempre prometi trabalho e estar com a população. Chegando lá, vou ver qual direção que irei tomar. Mais sempre penso comigo, trazer os jovens para a política”.
Fonte: G-1 Zona da Mata
Comentários
Comentário enviado com sucesso!