Patrimônio de Minas Gerais é eleito o melhor do Brasil: conheça o Doce de Leite Viçosa, que terá festa anual e dia de celebração em MG
Patrimônio de Minas Gerais é eleito o melhor do Brasil: conheça o Doce de Leite Viçosa, que terá festa anual e dia de celebração em MG
Por Rádio Jornal
Publicado em 21/04/2025 05:36
MINAS

 

A culinária mineira é sinônimo de sabor e acolhimento não só para quem vive no estado, mas também para os visitantes. Uma das iguarias mais conhecidas é o Doce de Leite Viçosa, que agora terá uma festa anual e um dia de celebração, no dia 30 de agosto. Reconhecido como Patrimônio de Minas Gerais, o Doce de Leite também foi declarado, em março deste ano, como Patrimônio Cultural Imaterial de Viçosa. O doce é produzido desde 1980 na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), e se tornou um símbolo da cidade de Viçosa, considerada a capital estadual do doce de leite. A história do doce começou em um laboratório criado há mais de 50 anos para apoio às aulas práticas da UFV e se transformou no laticínio escola.

 

“O que antes tinha a perspectiva de atender à necessidade da UFV, tornou-se um parâmetro de qualidade, beneficiando os estudantes, a população e o mercado, estimulando outras indústrias do setor e universidades do país e também a investir os seus recursos em benefícios do consumidor, oferecendo produtos saudáveis e de alta qualidade", afirma o diretor presidente da Funarbe, o professor Rodrigo Gava.

 

Hoje, o laticínio tem importante papel no cumprimento das atividades acadêmicas da universidade, servindo como laboratório para o ensino, pesquisa, extensão e inovação, colaborando, assim, com o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

Por mês, são produzidos cerca de 115 mil quilos de doce de leite. Além do sabor tradicional, há o com coco, café e o de cacau. Já a linha food service, direcionada para a utilização em recheios em geral. O doce de leite foi lançado no mercado em 1988 e, em 2001, recebeu a primeira premiação. Devido à sua alta qualidade e sabor marcante, a iguaria foi considerada por 10 vezes o “Melhor doce de leite do Brasil”, segundo o concurso Nacional de Produtos Lácteos, o mais conceituado do país. Também é certificado pela FSSC 22000, o que significa que seu processo produtivo está nos melhores padrões globais de segurança de alimentos. Em 2022, o processo de fabricação do Doce de Leite Tradicional Viçosa passou a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial do estado, conforme lei sancionada pelo governador Romeu Zema.

 

“Não se trata somente de sabor. Pressupõe entender que ser patrimônio cultural exige assumir a importância da cultura para a sociedade, fazendo com que a fabricação do nosso doce seja parte do conjunto de conhecimentos, costumes, hábitos, artes e outros aspectos que dão identidade a uma sociedade, ajudando a moldar os elementos identitários do povo mineiro", disse o diretor presidente da Funarbe.

 

 

Em setembro de 2024, o doce de leite Viçosa começou a ser exportado para os Estados Unidos. Segundo o coordenador comercial do laticínio, João Pedro Gomes, este será somente o início de um projeto para levar a marca ao cenário internacional. “A ideia é que em 2025 nós continuemos focados na expansão de vendas no mercado nacional e internacional”, explicou.

 

Festa anual e um dia dedicado ao doce

 

Em comemoração aos títulos conquistados, a Câmara Municipal de Viçosa aprovou três projetos de lei em março de 2025. São eles:

 

  • Projeto de Lei nº 04/2025: Declaração do Doce de Leite Viçosa como Patrimônio Cultural Imaterial do município
  • Projeto de Lei nº 03/2025: Instituição do dia 30 de agosto como o Dia do Doce de Leite Viçosa
  • Projeto de Lei nº 05/2025: Incluir a Festa do Doce de Leite Viçosa no calendário oficial de eventos da cidade.

 

Os projetos foram sancionados neste mês de abril. A Festa do Doce de Leite Viçosa foi incluída no calendário oficial de eventos e festividades do município e irá ocorrer anualmente no último sábado do mês de agosto. O evento promoverá a cultura, o turismo e a gastronomia local.

Quando chega o Natal, o panetone de doce de leite Viçosa é um sucesso de vendas no Supermercado Escola, uma das unidades da Fundação Arthur Bernardes e localizado dentro da UFV.

O supermercado também vende uma cerveja artesanal com doce de leite. Com coloração marrom claro, o aroma da Special Beer Ale é intensificado pela forte presença do lúpulo (planta usada para dar o sabor amargo à cerveja) e do Doce de Leite.

 

Fonte: Site do G-1 Zona da Mata

Comentários
Comentário enviado com sucesso!