70% das prefeituras de MG correm risco de não conseguirem pagar 13º salário
08/11/2017 07:21 em DIVERSOS

 

A AMM começou um movimento que reivindica a edição do presidente Michel Temer de medida provisória para apoio financeiro aos municípios, esta ação emergencial pode injetar R$ 4 bilhões nos cofres das prefeituras. A liberação é tratada pelos prefeitos como uma “luz no fim do túnel”, assim como ocorreu ao final de 2016 com a antecipação de repasse de recursos da repatriação aos municípios.

Na segunda-feira (6) mais de 300 prefeitos participaram de um encontro promovido pela Associação com deputados federais, em Belo Horizonte. De 23 esperados, apenas 11 participaram. Um dos principais assuntos da reunião foi a dificuldade das prefeituras de pequeno porte que estão com diversos recursos estaduais e federais atrasados e ainda terão que arcar com o 13º salário. Segundo o presidente da AMM, Julvan Lacerda, que é prefeito de Moema, com pouco mais de 7 mil habitantes, “a principal despesa de um município pequeno é a folha de pagamento e ela cresce anualmente, sem a nossa intenção, por imposição, e, temos que cumprir esses compromissos sem ter fonte de renda devida”.

Os deputados federais se comprometeram a priorizar a pauta dos municípios, que vai desde o auxílio financeiro (AFM), passando pelo pagamento de parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais fontes de renda das prefeituras, à regularização de repasses.

No dia 22 de novembro de 2017, prefeitos de todos os estados brasileiros se reunirão em Brasília para pressionar e sensibilizar o Governo Federal quanto à necessidade de atender a pauta municipalista. O evento está sendo organizado pela Confederação Nacional de Municípios “CNM”.

Em Recreio, o prefeito Zé Maria Barros, disse que não participou da reunião em Belo Horizonte por compromissos de sua agenda no Município, mas, está integrado nestas questões municipalistas. O administrador frisou que está passando pelas mesmas dificuldades da maioria dos prefeitos de Minas.

Fonte: Pólis Recreio/Com informações: AMM e Jornal Estado de Minas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!