Detecção precoce do câncer de próstata aumenta em 90% a chance de cura
09/11/2018 06:02 em DIVERSOS

 

Especialistas da Central Nacional Unimed – maior operadora de planos de saúde do Sistema Unimed – reforçam que, quando descoberto no início, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura. Principal tipo de câncer entre os homens, no Brasil, 68 mil novos casos são registrados por ano. 

Dieta equilibrada, controle do peso corporal e prática de exercícios físicos são fundamentais na prevenção. “É preciso considerar que de nada adianta realizar excesso de exames e continuar com hábitos de risco. Pesquisas já mostraram que aproximadamente 30% dos diversos tipos câncer estão relacionados a hereditariedade. Cerca de 50% estão atrelados aos hábitos de vida, sendo que os demais se relacionam a causas diversas, como o rápido envelhecimento populacional”, afirma Dra. Gláucia Berreta Ruggeri, diretora médica da Central Nacional Unimed.

A médica orienta o autocuidado com reeducação alimentar equilibrada, sem restrições exageradas. Portanto, não fumar, evitar o consumo nocivo do álcool e praticar exercícios físicos são atitudes com impactos confirmados pela ciência. As orientações também incluem gerenciar o peso corporal com uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de carne animal, preferindo verduras, legumes e frutas.

Diagnóstico precoce salva vidas

O câncer de próstata tem 90% de chances de cura quando é diagnosticado precocemente. Por isso, além dos cuidados com a prevenção, é preciso haver monitoramento. Homens com idade entre 45 e 50 anos devem frequentar regularmente o urologista para realizar exames de detecção precoce.

Homens negros, descendentes ou que tiverem parentes de primeiro grau (avô, tio, irmão) diagnosticados, devem iniciar monitoramento desde os 45 anos. “Os exames podem salvar vidas e são realizados de forma rápida e indolor por meio do PSA (exame sangue) e toque retal”, reforça Dra. Gláucia.

“Chama atenção que, mesmo sendo uma doença com tratamento e cura, o câncer de próstata ainda é responsável pela segunda maior causa de mortalidade entre os homens. Em geral 60% dos casos já chegam com a doença em estágio avançado, com sintomas importantes”, explica.

Dentre os principais sintomas mais aparentes estão dor ou ardor ao urinar ou ejacular, sensação de bexiga cheia mesmo depois de ter ido ao banheiro, diminuição da força do jato ou aumento da frequência para fazer xixi. Os sintomas incluem também dores na lombar, abaixo do umbigo ou na região entre testículos e ânus.

Sobre a Central Unimed Nacional

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,5 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2017, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5 bilhões (+6,9% em relação a 2016).

É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 346 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.

Fonte>Keila Silva / Beatriz Barrocal-Assessoria de Imprensa-Central Nacional Unimed/ Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!