Deputados querem oficializar ‘Oh, Minas Gerais’ como hino do estado
26/06/2016 18:49 em DIVERSOS

 

Uma proposição em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende oficializar a música ‘Oh, Minas Gerais’ como hino do estado. Enquanto o projeto principal da Reforma Administrativa não é votado por falta de acordo, a discussão dos deputados está embalada pela tradicional música, cantarolada por muitos mineiros.

“Oh, Minas Gerais/Oh, Minas Gerais/ Quem te conhece/Não esquece jamais/Oh, Minas Gerais”, diz a letra. Nesta quarta-feira (22), foram eleitos membros de uma Comissão Especial para emitir parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição. A PEC é assinada por 32 deputados. O autor, o deputado Isauro Calais (PMDB), defende a importância e justifica que o patriotismo deve começar “no nosso quintal”.

“Isso é patriotismo, tem que começar no município e no estado que moramos”, afirma Calais. Segundo ele, o estado nunca teve um hino e, se houver a aprovação da proposta, a música poderá ser executada na abertura de jogos com times mineiros e em eventos políticos, por exemplo. Não há previsão para ir a plenário. A votação será em dois turnos.

Segundo Calais, a música é uma antiga valsa italiana, já considerada de domínio público, cuja letra foi feita pelo compositor mineiro José Duduca de Morais, o De Moraes, e gravada em 1942. O deputado acrescenta que, no passado, um concurso foi realizado duas vezes e nenhuma composição foi escolhida para hino oficial, considerado símbolo pela Constituição Estadual.

Na ALMG, projetos já em pauta estão parados até a votação da Reforma Administrativa, proposta pelo governador Fernando Pimentel (PT), que tramita em regime de urgência. As propostas enviadas há quase 50 dias provocaram críticas da oposição. Segundo a assessoria da Assembleia, em junho, nenhum projeto foi votado na casa.

Fonte: O VIGILANTE ONLINE. Informações: G1 Minas Gerais
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!