Ministério da Saúde recomenda uso de preservativo para prevenir o Zika Vírus
27/06/2016 06:52 em DIVERSOS

 

O Ministério da Saúde está divulgando orientação sobre prevenção da transmissão sexual do Zika Vírus. Apesar da principal forma de contágio ser através da picada do mosquisto Aedes Aegypti, existem relatos na literatura de transmissão sexual do Zika. Além disso, já foram isoladas partículas virais em sêmen de indivíduo com sinais e sintomas sugestivos de infecção pelo Zika Vírus, segundo informa o Ministério da Saúde. 
 
Neste sentido, o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, está repassando o alerta para que a população use preservativo durante as relações sexuais. "Agora, além das doenças sexualmente transmissíveis já conhecidas e pelas quais recomenda-se o uso da camisinha, é indispensável, também o seu uso para evitar o contágio pelo Zika Vírus", explicou Alencar Norte, coordenador daquele setor, que pode provocar também microcefalia em caso de gravidez e outras anomalias congênitas, acrescentou.
 
Alencar lembra que preservativos - tanto masculinos quanto femininos - são disponibilizados gratuitamente pelo Setor de DST-Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde. Os principais sintomas da Zika são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral os sintomas desaparecerem espontaneamente de 3 a 7 dias. Ao perceber os sintomas procure o Posto de Saúde mais próximo, recomenda o Ministério da Saúde.
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!