Começa oficialmente nesta Quarta-Feira de Cinzas a Campanha da Fraternidade
06/03/2019 07:03 em DIVERSOS

 

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza no país a Campanha da Fraternidade (CF) durante a quaresma. A campanha existe há quase 60 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início aquele período de penitência para os católicos. Este ano o tema escolhido nos convida a reflexão sobre o que nos compromete no exercício da cidadania: "Fraternidade e Políticas Públicas" com o lema: "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is. 1,27) a campanha busca conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo estado brasileiro.
 
Um dos objetivos da campanha deste ano é despertar nas pessoas o interesse pela política, seja nas questões de País, Estado, município, ou no próprio bairro, revela a CNBB. A Campanha pretende estimular as pessoas sobre o seu papel de cidadão, pois devido aos constantes casos de corrupção no Brasil, a sociedade perdeu o interesse pela política, e muitos eleitos às vezes tomam decisões que não são do interesse da maioria. Como cidadãos temos muitos deveres, mas também temos muito direitos e o que a Campanha pretende discutir não se trata de política partidária, mas a política que envolve moradia, a educação, qualidade de vida, transportes, segurança, situações que impactam a vida das pessoas enquanto cidadãs.
A Campanha da Fraternidade teve início em 1961, quando três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da CNBB, planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. À essa ação, eles batizaram de "Campanha da Fraternidade". Na Quaresma de 1962 foi realizada pela primeira vez a Campanha da Fraternidade na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
 
Devido ao bom êxito da experiência, no ano seguinte 16 dioceses do Nordeste também realizaram a campanha em suas comunidades. Esse projeto foi o embrião para a concepção da Campanha da Fraternidade que, mais tarde, seria assumida como uma ação da Igreja no Brasil como gesto concreto no período da Quaresma. (Foto e ilustração: Arquivo e CNBB)
 
 
 
Fonte: Marcelo Lopes

image

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!