Aprendizagem Industrial do SENAI ajuda a entrar no mercado de trabalho
11/04/2019 13:20 em DIVERSOS

 

Cerca de 25,3% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos no Brasil estão desempregados. Entre os adolescentes de 14 a 17 anos esse número sobe para 39%. Os dados são do quarto trimestre de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018.
 
Para esse grupo, fazer um curso de Aprendizagem Industrial pode ser a chance de aprender uma profissão, conquistar um emprego e sair das estatísticas. "Um dos fatores para este alto índice de desemprego entre os adolescentes é que a maioria deles não está qualificada para uma ocupação", fala Edmar Alcântara, gerente de Educação do SENAI MG. Segundo ele, um dos motivos que contribui para este quadro é justamente a falta de oportunidades que eles têm para se qualificar. "A Aprendizagem, a meu ver, é o melhor modelo que temos hoje para a inserção desses jovens no mercado de trabalho".
 
Em 2018, o SENAI MG qualificou cerca de 21 mil alunos. Para o primeiro semestre de 2019 estão disponíveis mais de cinco mil vagas, em 50 cidades do Estado de Minas Gerais, em 200 cursos gratuitos distribuídos em 26 áreas voltadas para a indústria, que pode ser para o setor de alimentos, moda, mineração, eletroeletrônica, entre outras. Em Cataguases e algumas cidades da Zona da Mata são oferecidos diversos cursos..
Para participar do programa, os candidatos devem ter entre 14 e 24 anos, estar cursando a partir do 9° ano do Ensino Fundamental, EJA ou ter concluído o Ensino Médio. Os cursos têm duração entre seis meses e dezoito meses e para entrar em um deles é preciso passar pelo processo seletivo.
 
Benefícios para quem estuda e para quem contrata
Além de gratuitos, os cursos de Aprendizagem Industrial dão aos jovens possibilidades reais de serem contratados por uma empresa como aprendiz. As chances passam dos 90%. A contratação é via CLT, com os mesmos direitos dos demais trabalhadores, como férias, 13º salário, FGTS e vale-transporte. Outra possibilidade é a contratação definitiva do aluno pela empresa, ao final do curso, tornando-se um empregado efetivo.  
 
As empresas que contratam aprendizes não só estão cumprindo a legislação como também irão formar futuros profissionais alinhados à sua cultura organizacional e competências inerentes ao seu negócio.
 
Conheça as unidades do SENAI na região que oferecem o curso de Aprendizagem Industrial.
 
- Aprendizagem em Eletromecânica (750h) – SENAI Cataguases
- Aprendizagem em Estofamento de Móveis (714h) – SENAI Ubá
- Aprendizagem em Estofamento de Móveis (714h) – SENAI Visconde do Rio Branco
 
Inscrições abertas no site www.senaimg.com.br.
 
 
Fonte: Fiemg/ Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!