Governo de Minas abre edital para criação de bibliotecas públicas
13/07/2016 06:49 em DIVERSOS

 

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está com edital aberto para a criação de bibliotecas em cidades mineiras, com prioridade para aqueles municípios que ainda não possuem o espaço. Ao todo, cinco propostas serão selecionadas por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais.
 
Cada um dos municípios escolhidos receberá o equivalente a R$ 50 mil em acervo de, no mínimo, mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs, audiolivros, estantes e carrinhos de transporte de livros. O edital e os formulários necessários para a inscrição estão disponíveis no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br.
 
Segundo dados do cadastro mais atual do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, dos 853 municípios mineiros, 785 possuem pelo menos uma biblioteca pública municipal.
 
Com foco na descentralização e democratização do acesso à cultura, o edital traz como proposta ampliar o acesso ao livro e à leitura em todo o estado.
 
"A criação de bibliotecas públicas em todo o largo território de Minas Gerais possibilita a todo mineiro não só o contato com a literatura e o livro, mas também a obtenção, através deles, de novos instrumentos para se tornar cidadão e leitor do mundo", reforça o superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens.
 
De acordo com o edital, os municípios que ainda não têm biblioteca terão prioridade, com direito a uma quantia de pontos automaticamente somada à sua avaliação. Além disso, caso dois municípios fiquem empatados e um deles ainda não tenha biblioteca, este será o contemplado.
 
Mesmo assim, vale ressaltar, localidades que já possuem esses espaços culturais também podem participar do edital para criar uma nova unidade, preferencialmente em distritos ou na zona rural.
 
Como se inscrever
A inscrição no edital precisa ser feita pela prefeitura de cada município, que deve incluir todas as informações relativas ao projeto de criação da nova biblioteca, como plano de trabalho, características da comunidade e os nomes dos funcionários que irão integrar a equipe.
 
As propostas deverão considerar aspectos como a promoção da leitura na localidade, a democratização do acesso ao livro, à informação e à leitura; o estímulo à integração da biblioteca com outras linguagens culturais; e o estímulo ao registro e difusão da memória bibliográfica da comunidade, entre outros.
 
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!