Dia das Mães: comércio espera aumento da demanda a partir desta quinta
09/05/2019 05:44 em DIVERSOS

 

Às vésperas para o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12), o comércio juiz-forano está otimista para a data, considerada a segunda melhor em vendas, atrás apenas do Natal. Vitrines enfeitadas e anúncios de promoções buscam chamar a atenção dos consumidores que passam pelas ruas do Centro e, também, pelos shoppings. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) mostrou que a data movimenta 70% das lojas mineiras trazendo impacto positivo nas vendas. Já o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio- JF) estima crescimento de até 5% dos resultados em comparação com o ano passado. A expectativa é de que a demanda de consumidores aumente a partir desta quinta-feira (9).

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo comércio, que vem acumulando consecutivas perdas neste primeiro trimestre, a expectativa é que o Dia das Mães consiga ajudar a reverter este cenário. De janeiro a março, o setor perdeu 12.247 empregos com carteira assinada em Minas Gerais, sendo 621 em Juiz de Fora, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Apesar deste contexto, o estudo da Fecomércio- MG revelou que a maior parte dos lojistas mineiros (56,6%) está otimista com a data e espera crescimento das vendas. Dentre os estabelecimentos que participaram da pesquisa, um total de 8,5% abriram vagas temporárias para atender o aumento da demanda.

Dentre os motivos apontados pelos empresários para a expectativa positiva estão otimismo (27,8%), melhora na economia (19%), valor afetivo da data (12%) e ações da loja (12%). “A comemoração se destaca pelo forte apelo emocional e comercial, gerando diversas oportunidades de negócios, principalmente nos segmentos de vestuário, calçados, acessórios, decoração, perfumaria, dentre outros”, aponta o estudo. Na análise do economista da Federação, Guilherme Almeida, outros setores também podem se beneficiar com a movimentação do Dia das Mães. “A data abre possibilidades para o turismo de lazer e serviços em geral, que abrange restaurantes, institutos de beleza, organizações culturais, agências de viagens e rede hoteleira.”

O presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti, destaca que o Dia das Mães é, tradicionalmente, um bom momento para as vendas. “É a segunda melhor data do calendário comercial. Há um forte apelo emocional que movimenta diferentes segmentos”, analisa. “O setor ainda enfrenta dificuldades, mas as datas comemorativas tendem a trazer um fôlego e um otimismo para os empresários.” Segundo ele, a movimentação dos consumidores deve aumentar nos próximos dias.

Tíquete-médio
O consumidor mineiro deve gastar, em média, R$ 100 com as compras para o Dia das Mães, e a principal forma de pagamento a ser utilizada deve ser o cartão de crédito, conforme o levantamento da Fecomércio-MG. A pesquisa foi realizada com empresas de todo território mineiro, incluindo a região da Zona da Mata.

Horário especial
Na avaliação de 90% dos empresários mineiros, a demanda deve aumentar nos dias mais próximos à data. Em Juiz de Fora, o Sindicomércio e o Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC-JF) acordaram o horário especial para atender o público que precisar ir às compras na última hora. No sábado (12), as lojas do comércio de rua estão autorizadas a funcionar até as 18h.

 

Fonte: Tribuna de Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!