Inmetro dá dicas para comprar produtos juninos
10/06/2019 06:24 em DIVERSOS

 

Com a proximidade das tradicionais festas juninas, todo cuidado é pouco na hora de comprar os produtos típicos, bem como amendoim, bolos, milho de canjica, paçoca, pé de moleque, doce de abóbora, cocada, pipoca, entre outros. Além disso, é preciso atenção quanto aos enfeites e às ligações elétricas, principalmente em festas realizadas em locais públicos. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reforça quanto aos cuidados que o consumidor precisa ter nesta época.

O primeiro deles é verificar a quantidade dos produtos alimentícios quando vendidos de forma pré-embalada. Ou seja, quando são medidos longe da presença do consumidor, devem declarar, de forma clara e na vista principal da embalagem, a quantidade que está sendo comercializada. O chamado conteúdo nominal – a quantidade declarada – deve ser apresentado em cor contrastante com o fundo onde estiver impresso, de modo a facilitar a identificação da informação pelo consumidor.

O Inmetro atenta também para as etiquetas. Produtos como doces e bolos podem ser embalados e/ou etiquetados pelo próprio estabelecimento. Nesses casos, a indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara). O mesmo vale para os embutidos, como salsichas para cachorro-quente e salsichões. Na hora de comprar qualquer artigo a peso, lembre-se que as balanças usadas no comércio devem ser aprovadas e verificadas pelo Inmetro. Para saber se a aprovação está em dia, observe se ela tem o selo de “verificado até 2019 (ou 2020)”. Se a balança tiver informações como peso e preço em inglês, desconfie.

O Inmetro reforça que, durante este período, realiza, em conjunto com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), a fiscalização de produtos e comidas típicas por meio de operações especiais, em todo o país, com visitas a fábricas, supermercados, mercados de bairro, feiras, mercearias e padarias. Outras entidades ligadas à defesa dos consumidores também deixam dicas para que o consumidor aproveite as festas com mais segurança.

Fonte: Tribuna de Minas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!