Campanha Eleitoral começa nesta terça-feira, 16 de agosto
15/08/2016 14:34 em DIVERSOS

 

Terminou às 19 horas desta segunda-feira, 15 de agosto, o prazo para os partidos políticos apresentarem aos cartórios eleitorais os pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais deste ano.

Em Leopoldina já estão definidos os candidatos a Prefeito e Vice - Os partidos políticos regularizados em Leopoldina definiram em suas convenções nesta sexta-feira, 5 de agosto, resultando nas candidaturas de Brênio Coli Rodrigues ao cargo de prefeito, tendo como vice o atual vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel e do atual prefeito José Roberto de Oliveira concorrendo à reeleição, tendo como vice o arquiteto Márcio Henrique Alvarenga Pimentel.

A partir de amanhã, terça-feira, 16, começa efetivamente a campanha eleitoral no rádio e os candidatos podem realizar comícios e fazerem circular pelas ruas carros de som.

Minas Gerais terá 8.479 cadeiras para vereadores nas eleições de 2016 – um aumento de 41 vagas em relação a 2012, cujo total foi de 8.438 cadeiras. Em Leopoldina o número será mantido, 15. O levantamento do TRE foi feito com base em informações dos cartórios eleitorais de todo o Estado. Houve alteração no número de vereadores em 18 municípios. Em algumas cidades houve aumento e, em outros, uma redução na quantidade de cadeiras.

De acordo com o artigo 29 da Constituição Federal, é atribuição da câmara municipal a fixação do número de vereadores por meio da lei orgânica do município. Além disso, a Emenda Constitucional nº 58, de 2009, estabelece que as cidades ampliem a quantidade de cadeiras no Legislativo de acordo com o aumento populacional medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fonte: Com informações do TRE-MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!