No próximo domingo, dia 20, é celebrado o dia Mundial em Combate a Osteoporose. Esta data serve para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter para prevenir a doença, que já é considerada o segundo maior mal, a nível mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.
Nesta segunda-feira (14) a ortopedista Marcela Freitas participou de uma entrevista durante o programa “Manhã da Muriaé” para falar sobre o assunto.
De acordo com a médica, a osteoporose atinge, em sua grande maioria, pessoas a partir dos 65 anos e pode ser evitada através de uma alimentação rica em cálcio como leite e seus derivados e verduras como couve e taioba, além de exercícios físicos.
Marcela também ressaltou que uma alimentação desregrada, principalmente o consumo de refrigerantes com cola, chocolate e café, aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
De acordo com dados da Federação Internacional de Osteoporose, aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm essa doença nos ossos.
Dra. Marcela é formada pela Uni GranRio, é especialista em osteoporose e doenças do metabolismo ósseo. Ela também atua como professora do curso de medicina na Unifaminas.
Fonte : Rádio Muriaé