Seis passos para utilizar bem o 13º salário
03/12/2019 12:20 em DIVERSOS

 

Quitar dívidas, fazer compras ou poupar: veja como gastar o benefício de forma inteligente 

 
 

O pagamento do 13º salário é sempre um período de alívio para o bolso do consumidor. Como boa parte da população já recebeu a primeira parcela do benefício, não faltam planos para aplicar o dinheiro. Independentemente de sua escolha, o portal Meu Bolso Feliz, do SPC Brasil, elencou algumas dicas para que o consumidor use o 13º de forma inteligente. Confira. 

1. Defina as prioridades

O primeiro passo é avaliar como está a sua situação financeira atual, verificando se há alguma dívida em atraso. Neste caso, é indicado usar o salário extra para quitá-la ou, pelo menos, reduzi-la. No caso de não haver dívidas, a melhor alternativa é usar esse dinheiro para pagar impostos e despesas de começo do ano, como IPTU, IPVA, matrícula escolar, entre outros. Então, a dica é fazer uma lista com todos esses gastos e anotar exatamente o valor que precisa ser destinado a eles. Com organização, sabendo exatamente quais são seus gastos, é possível otimizar esse dinheiro e traçar um plano para usar seu salário com prudência e sabedoria.

 

2. Quitando a dívida de forma inteligente

No caso de dívidas em aberto, é fácil resolver. Em caso de ter mais de uma, escolha aquela que está atrasada ou opte pelo valor com juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito. Com mais dinheiro na mão, é possível negociar e reduzir bastante os juros, começando 2020 com menos preocupação.

 

3. Festas de final de ano e presentes

No final de ano também tem festas, como Natal e Réveillon. E junto com elas chegam as despesas com a ceia e com os presentes. Logo, ter as finanças organizadas é fundamental neste quesito. Primeiro, faça uma lista de pessoas que deseja presentear e comece a pesquisar valores das lembrancinhas de Natal. Depois, defina um limite de gastos e respeite-o. Neste caso, trocar os presentes para a família toda pelo amigo secreto pode ser uma boa forma de economizar dinheiro. Nada de comprar presentes fora do orçamento estipulado ou parcelar.

 

4. Guardar para poupar

Que tal poupar uma parte do 13º? Caso não tenha dívidas e já tenha separado dinheiro para despesas extras, esta pode ser uma ótima opção. O benefício precisa ser encarado como dinheiro extra que pode ser guardado para realizar um sonho ou garantir uma estabilidade e tranquilidade financeira na hora de um imprevisto. E para fazer com que seu dinheiro renda ainda mais, uma boa opção é buscar um investimento com rendimento um pouco mais alto do que o da poupança.

 

5. Agradar a si mesmo

Caso tenha o desejo de adquirir, por exemplo, roupa nova, um item de decoração para casa ou uma viagem num final de semana, vale reservar uma parte do 13º para investir, mas sem exageros. Lembre-se de guardar parte do dinheiro que recebeu.

 

6. Compras à vista

O ideal nesta época do ano é fazer todas as compras à vista. Com o dinheiro na mão, é mais fácil fugir dos parcelamentos e negociar descontos mais atrativos nas lojas.

 

 

Fonte: Portal Meu Bolso Feliz/ SPC Brasil/ CNDL/ Jornal Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!