Você já ouviu falar da donovanose? Esse é o nome de uma Infecção Sexualmente Transmissível causada por uma bactéria que se prolifera principalmente em climas tropicais, como o do Brasil. Apesar de incomum, a transmissão ocorre pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada. Quem dá mais detalhes sobre a doença é a coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Saúde de Minas Gerais, Mayara Almeida.
“A donovanose é uma doença, uma Infecção Sexualmente Transmissível, que afeta a mucosa da região genital. Ela é causada por uma bactéria, que é transmitida via sexual”.
A infecção não dói e não tem íngua, mas, após o contágio, gera uma lesão que se transforma lentamente em uma ferida vermelha, que sangra fácil e facilita a infecção por outras bactérias. Conforme a ferida se espalha, ela começa a destruir o tecido genital e fazer com que a pele ao redor perca sua cor natural.
Os sintomas podem demorar de uma a 12 semanas após a exposição à bactéria para aparecer. Nos homens, afeta o pênis, escroto, virilha e coxas, enquanto nas mulheres os sintomas se manifestam na vulva, vagina e períneo. Também pode afetar a face, o ânus e a região dos glúteos.
Para se prevenir, o mais indicado é usar o preservativo em todas as relações sexuais. Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja da donovanose e de outras ISTs, como HIV e hepatites. Para mais informações, acesse saude.gov.br/ist
Fonte: Jornal Leopoldinense