A partir da próxima segunda-feira (18), clientes da Caixa Econômica Federal podem solicitar a suspensão temporária de 120 dias do financiamento habitacional e Crédito de Imóvel Próprio. Beneficiados que já haviam solicitado a ampliação pelo prazo de 90 dias, anteriormente disponível, terão o período aumentado automaticamente. Os pedidos são feitos por aplicativo ou por atendimento telefônico.
A ampliação da data de pagamento das mensalidades está disponível para clientes pessoa física ou jurídica, e é válida para financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais. A pausa no contrato acontece sem o pagamento de juros, seguros e taxas, segundo a instituição. A medida se dá em função dos efeitos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já prevendo dificuldades dos clientes para quitar as dívidas.
Conforme a Caixa, mais de dois milhões de pessoas solicitaram a interrupção das cobranças das prestações habitacionais no período disponível até então, de 90 dias. Estão aptos para solicitar a prorrogação os clientes pessoa física com contratos em dia ou com até 180 dias de atraso, além de pessoas que utilizaram o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater parte da prestação. Clientes pessoa jurídica podem estar com atraso de até 60 dias para solicitar o benefício.
O pedido para aumento do prazo das prestações de pessoa física é feito pelo aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105, 0800 726 0505 e 0800 726 8068. Já para pessoa jurídica, é feito apenas pelo 0800 726 8068.
Fonte: Tribuna de Minas