A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
Atualmente, a carteira de trabalho de papel já é algo do passado, pois não existe mais. No estado de Minas Gerais, desde fevereiro desse ano, passou a ter validade a carteira de trabalho digital, que chegou para aposentar de vez o documento físico.
O Ministério da Economia lançou o documento virtual com a finalidade de modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador. A carteira de trabalho digital está disponível para qualquer pessoa através de Aplicativo para celular, nas versões iOS e Android e também, pela internet.
Para ter acesso, a pessoa deve baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual, através Apple Store da Apple e no Play Store do Android. Ou acessar via internet, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Também no site “Emprega Brasil”, é possível obter o documento.
Segundo Tiago Carlos, supervisor do Sine de Muriaé, todos os dados que antes estavam registrados em carteiras profissionais de papel foram migrados para o sistema digital, sendo a integração de diversos bancos de dados do governo federal, um dos benefícios trazido pela carteira de trabalho digital.
A novidade ainda traz como benefícios, a agilidade na solicitação do documento, “basta repassar o CPF da pessoa para o empregador, que ele já tem acesso a todos os dados trabalhistas do cidadão”, disse Tiago que ainda acrescentou, “acelerou o processo”. Outro ponto positivo destacado pelo servidor foi o fato de não precisar mais utilizar papel.
Porém, Tiago ressaltou que pode ter ficado pior para as pessoas que não tem costume de lidar com tecnologias. Mas, fez questão de enfatizar que, com a chegada da carteira digital o processo ficou bem menos burocrático.
O objetivo da digitalização da carteira de trabalho é facilitar a vida dos trabalhadores, que terão o documento à mão, sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão armazenadas no aplicativo.
Fonte : Rádio Muriaé