Desde agosto último os proprietários de veículos podem imprimir o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – em casa, com toda a comodidade possível. Isso, caso não prefira utilizar o documento por meio digital, no smartphone, que tem a mesma validade em todo o território nacional.
Para acessar e imprimir o CRLV, o proprietário precisa ter quitado os débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do seguro obrigatório, da taxa de renovação do licenciamento anual do veículo e eventuais multas.
O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento. O modelo impresso em papel, no formato A4, terá a mesma validade jurídica do digital, disponível desde o ano passado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A conferência de autenticidade do documento será feita pelas autoridades por meio da leitura do QR-Code. De acordo com o diretor do Detran-MG, Kleyverson Rezende, a partir do próximo ano não haverá a impressão do CRLV em papel moeda.
Como imprimir
A impressão pode ser feita diretamente no site, na aba veículos. Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do certificado de registro do veículo (CRV), o Renavam e, além do CPF ou CNPJ.
A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.
Aulas teóricas on-line
Os candidatos à CNH poderão optar pelo curso técnico-teórico de forma remota, durante a pandemia de Covid-19. O conteúdo, a carga horária e a duração das aulas seguirão os mesmos critérios das aulas presenciais. O sistema utilizado permite a validação biométrica facial do instrutor e dos candidatos, na abertura e no término da aula.
Fonte: Detran-MG, G1 Minas Gerais / Marcelo Lopes | Foto: Polícia Civil de Minas Gerais