Covas e Boulos disputam 2º turno em São Paulo
16/11/2020 05:41 em DIVERSOS

 

O segundo turno das eleições para prefeito de São Paulo será disputado entre os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Segundo a Justiça Eleitoral, com 99,67% dos votos apurados neste domingo (15), Covas teve 32,85% (1.747.938 votos válidos) e Boulos, 20,24% (1.077.168 votos válidos).

Até o dia da eleição, a composição do segundo turno ainda era incerta por conta da disputa acirrada entre os quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais.

As primeiras pesquisas apontavam Celso Russomanno (Republicanos) na frente nas intenções de voto, mas o candidato foi caindo ao longo das semanas seguintes, como já havia ocorrido anteriormente quando tentou o cargo nas eleições de 2016 e 2012.

Na reta final, Covas assumiu a liderança e Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB) ficaram tecnicamente empatados com Russomanno no segundo lugar. Neste domingo, no entanto, Russomanno terminou a corrida em quarto lugar com 10,5% dos votos válidos, atrás de França, com 13,65%.

O resultado das eleições de São Paulo ficou horas empacado em 0,39% das urnas apuradas por uma falha em processadores de um computador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que provocou lentidão na totalização dos votos e, consequentemente, na divulgação dos resultados.

A capital paulista registrou abstenção recorde em meio à pandemia de Covid-19: 29,29% dos eleitores aptos a votarem não foram neste domingo (15).

Perfis

 

Bruno Covas nasceu em Santos, tem 40 anos, e é neto do ex-governador de São Paulo Mário Covas. É formado em Direito pela USP e em Economia pela PUC. Foi eleito vice na chapa de João Doria (PSDB) em 2016. Assumiu a Prefeitura de São Paulo em 2018, após o tucano deixar o cargo para concorrer ao governo do estado. Antes, foi deputado federal (2014 a 2016), secretário do Meio Ambiente da gestão Alckmin (2011 a 2014) e deputado estadual (2006 a 2011).

Entre suas principais propostas na tentativa à reeleição na Prefeitura estão zerar a fila de creches, criar novas unidades de saúde (UPAs e UBSs), criar o maior programa de moradias populares na cidade, criar um sistema de transporte público por barcos e avançar no plano de privatizações.

O vice na chapa de Covas é o vereador Ricardo Nunes (MDB).

Guilherme Boulos nasceu em São Paulo e tem 38 anos. É coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e membro da direção do movimento “Frente Povo Sem Medo”. Filósofo, professor, ativista e psicanalista, graduou-se em filosofia pela USP e especializou-se em Psicologia Clínica pela PUC. Também é mestre em psiquiatria pela USP. Em 2018, concorreu à Presidência da República pelo PSOL e obteve 617 mil votos, ou 0,58% do total de válidos.

Entre as suas principais propostas para a Prefeitura de São Paulo estão a criação de um programa de distribuição de renda para vulneráveis, abertura de concurso para médicos, construção de novas moradias populares e uso social de imóveis abandonados e regularização de camelôs.

A vice na chapa de Boulos é a deputada federal e ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSOL).

Veja o resultado das eleições (99,92% dos votos válidos apurados)

 

 

Fonte: G-1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!